Abacaxi de Porto Grande garante a primeira Indicação Geográfica do Amapá

Município é o maior produtor da fruta no estado. Com esse registro, Brasil chega a 123 IGs

30/11/2024 14:09
Abacaxi de Porto Grande garante a primeira Indicação Geográfica do Amapá

 

O estado do Amapá comemorou, na terça-feira (26), o seu primeiro produto registrado como Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O abacaxi produzido no município de Porto Grande, que já havia sido reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado, é agora 123ª IG do país.

A conquista é resultado do trabalho da Associação de Produtores de Abacaxi do Porto Grande com apoio do Sebrae. A cidade, que fica a 102 quilômetros da capital Macapá, é o principal polo produtivo do fruto no estado, com estimativa de até 12 milhões de pés plantados. O fruto inspira, inclusive, uma festa que acontece desde a década de 1990 e reúne mais de 60 mil pessoas por ano.

?Em 2020, o Sebrae realizou um diagnóstico nacional de potenciais indicações geográficas em diversas regiões do país. Foram feitas aproximadamente 200 entrevistas em todo o Brasil. No Amapá, duas regiões foram selecionadas: o município de Porto Grande, com a produção do abacaxi, e o Arquipélago do Bailique, com o açaí?, comenta a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht.

Em 2022, o Sebrae no Amapá contratou uma consultoria para iniciar o trabalho de organização do processo que consistiu em levantar os documentos necessários para comprovar a reputação de Porto Grande na produção de abacaxi, sensibilizar a região e construir uma articulação com diversos órgãos. Esse processo durou cerca de um ano e o pedido de IG no INPI foi protocolado em junho de 2023. Agora, com a aprovação, o selo de IG se torna um diferencial competitivo para os produtores de Porto Grande.

Hulda lembra que o reconhecimento do INPI não valoriza apenas os produtores de abacaxi, mas abre novas perspectivas para toda a economia do município. ?Abre novas possibilidades, inclusive, para o turismo, que deve atrair a atenção de visitantes do próprio estado e de outras regiões do país?, comenta. *Assessoria de Imprensa Sebrae Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754.

Dia do Abacaxi na Embrapa Mandioca e Fruticultura/Cruz das Almas/BAA Embrapa Mandioca e Fruticultura promove na manhã do dia 3 de dezembro o Dia do Abacaxi - Os desafios do produtor e as inovações da pesquisa. O público-alvo são técnicos, produtores-líderes, pesquisadores, estudantes e bolsistas de diversos níveis escolares.

A programação conta com apresentações da Equipe Técnica de Abacaxi e debates com representantes da cadeia produtiva da cultura. Haverá também degustação de produtos à base de abacaxi e de frutos de novas variedades, quando serão abordados aspectos sobre qualidade, manejo pós-colheita e agregação de valor.

Os participantes vão visitar também canteiros de propagação e plantios com as novas variedades que estão em rota de lançamento e vão obter informações sobre propagação rápida e desempenho agronômico.

EVENTO: Dia do Abacaxi: 

DATA: 3/12/2024 - LOCAL: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Cruz das Almas (BA) - HORÁRIO: 8h às 12hMais: mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br. 

Embrapa #AgriculturaMovidaàCiência #CiêncianoAgro #seufuturoinspiraanossaciencia #agriculturatropical #fruticultura #fruticulturatropical #abacaxi #abacaxicultura

Leia também: Uso de microrganismos benéficos reduz tempo de produção de mudas de abacaxi: 

https://revistadafruta.com.br/tecnologia/uso-de-microrganismos-beneficos-reduz-tempo-de-producao-de-mudas-de-abacaxi,447688.jhtml

 

 





Read more...