Agronometria em gráficos: o setor continua trabalhando em novas variedades de amoras

A amora-preta está passando por uma evolução genética sem precedentes. A pressão da doença rapidamente forçou os produtores a mudar de Tupy para genética mais recente

25/03/2023 17:28
Agronometria em gráficos: o setor continua trabalhando em novas variedades de amoras

Nesta edição da série "Agronomia em gráficos", Valéria Concha analisa o ano de 2022 para amoras no mercado americano. A cada semana, a série analisa um produto hortícola diferente, concentrando-se em uma origem ou tema específico e visualizando os fatores de mercado que impulsionam a mudança.

O ano de 2022 começou com maior oferta de amoras mexicanas no mercado americano em relação ao início de 2021. Michoacán, que é a principal região produtora de amoras do México, concentra 94% da produção nacional. No primeiro trimestre de 2022, o estado aumentou sua produção de inadimplência em 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo estatísticas do Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueiras (SIAP), este ano foram alocados a esta cultura 8.929 hectares e tiveram um rendimento médio de 11,80 toneladas por hectare, mais uma tonelada do que no início de 2021.

Fuente: USDA Market News vía Agronometrics. (Los usuarios de Agronometrics pueden ver este gráfico con actualizaciones en directo aquí

O setor mexicano de frutas silvestres esperava um aumento de 12% nas exportações de mirtilo, framboesa, morango e amora para a temporada de 2022, com embarques principalmente para o mercado dos EUA.  Por outro lado, apesar das previsões de uma abundante temporada de amora-preta, os suprimentos da Geórgia e da Carolina do Norte foram escassos devido às condições climáticas desfavoráveis. A temporada da Califórnia Central, que produz durante a entressafra mexicana, foi marcada por chuvas em agosto, o que também causou queda nos volumes. Esta diminuição foi observada principalmente durante o mês de setembro, em 2021 o volume ascendeu a cerca de 4.500 toneladas, enquanto em 2022 produziu apenas 2.700 toneladas. A ligeira queda no volume fez com que o preço da mercadoria fosse o mais alto dos últimos quatro anos, da semana 34 para a semana 42.

O setor continua trabalhando em novas variedades de amora para atender às demandas dos clientes e solucionar problemas fitossanitários. A amora-preta está passando por uma evolução genética sem precedentes. A pressão da doença rapidamente forçou os produtores a mudar de Tupy para genética mais recente. Os produtores buscam melhorar o sabor, a qualidade e o rendimento dessas novas variedades.

Jyoti Bhogal, vice-presidente de vendas da Berry Fresh, com sede em Dominguez Hills, Califórnia, diz que o crescimento da categoria continua a mudar as curvas de oferta/demanda em uma direção positiva, acrescentando que o mercado está pedindo mais frutas vermelhas, especialmente quando os consumidores se apaixonam com os novos perfis de sabor.

Essas novas variedades estão criando experiências de consumo consistentes que levam a hábitos de compra mais consistentes entre os consumidores. O preço da amora-preta é muito elástico. Precisa de um produto mais consistente para fugir dos altos e baixos do mercado selvagem que esta fruta sofre.

Para saber mais, confira nossos artigos sobre frutas silvestres mais lidos este ano:

Agronometria em gráficos: os preços das bagas registram um magnífico crescimento ano a ano no mercado dos EUA

Agronometria em gráficos: Bagas superam cerveja e abacate como o principal produto de exportação agroalimentar do México

Agronometria em gráficos: clima desfavorável atinge fortemente os volumes de amora da Geórgia e da Carolina do Norte

Agronometria em gráficos: o próspero setor de amoras do México

Agronometria em gráficos: altas temperaturas desferem um duro golpe na produção de amoras no México

Em nossa série "In Charts", nos esforçamos para contar algumas das histórias que estão movimentando a indústria. Não hesite em consultar os outros artigos clicando aqui - https://www.agronometrics.com/stories/.

Todos os preços dos produtos domésticos dos EUA representam o mercado spot no ponto de embarque (ou seja, casa de embalagem/armazém climático, etc.). Para frutas importadas, os dados de preços representam o mercado spot no porto de entrada.

https://www.agronometrics.com/accounts/signin/?next=/system/usda_mv/by_origin/%3Fdatasource%3Dusda_mv%26commodity%3D30%26level%3Dorigin%26measure%3Dvolume_sum%26year%3D2022%26viewing%3D11%26period%3DMONTHLY%26units%3DKG%26type_id%3D1%26interval%3D28%26history%3D
 

Você pode acompanhar os mercados diariamente por meio do Agronometrics, uma ferramenta de visualização de dados criada para ajudar o setor a entender as grandes quantidades de dados que os profissionais precisam acessar para tomar decisões informadas. Se você achou as informações e os gráficos deste artigo úteis, sinta-se à vontade para nos visitar em www.agronometrics.com, onde você pode acessar facilmente esses mesmos gráficos ou explorar as outras 21 commodities que rastreamos atualmente. *PortalFruticola





Read more...