Aprenda a construir uma unidade portátil de produção de biofertilizantes

A unidade é construída a partir de uma bombona plástica de 200 litros, uma bomba de máquina de lavar roupas, canos e conexões de PVC

19/05/2022 10:32
Aprenda a construir uma unidade portátil de produção de biofertilizantes

Biofertilizantes são tudo de bom. Não são tóxicos às plantas, têm baixo custo de produção, podem atuar sobre doenças de plantas, são fontes de nutrientes e melhoram o solo, entre outras vantagens. Por isso estamos divulgando publicação da Epagri, disponível para livre download, que ensina a fazer uma uma unidade portátil de produção de biofertilizantes

A Estação Experimental da Epagri em Itajaí acaba de lançar uma cartilha mostrando o passo a passo para a construção de unidade portátil de produção de biofertilizantes.  O biofertilizante é um subproduto obtido a partir da fermentação de resíduos da lavoura que pode ser usado como adubo e também como defensivo agrícola, erradicando pragas, doenças e insetos. A publicação está disponível para download gratuito no site da Epagri.

O uso de biofertilizante aeróbico na produção de hortaliças integra as práticas de manejo de produção orgânica, baseado nas normas oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Para que os produtores rurais catarinenses possam produzi-lo na propriedade, o Projeto Hortaliças da Estação Experimental da Epagri em Itajaí desenvolveu a unidade portátil de produção.

A unidade é construída a partir de uma bombona plástica de 200 litros, uma bomba de máquina de lavar roupas, canos e conexões de PVC. O custo total não chega a R$500,00. A cartilha traz a lista de todos os materiais que devem ser adquiridos, explica como fazer a montagem da unidade, como preparar e aplicar o biofertilizante e como limpar o sistema.

A Epagri recomenda o uso de biofertilizantes aeróbicos devido aos seguintes benefícios: são de baixo custo de produção, são formulados com poucos insumos e que são facilmente encontrados, são de fácil produção e aplicação, podem atuar sobre doenças de plantas, são fontes de nutrientes, atuam para melhoria do solo e nas doses recomendadas não são tóxicos às plantas.  Acesse cartilha aqui.

*Gisele Dias/Epagri

  





Read more...