CATI lança Boletim Técnico sobre diversificação de cultivares de citros

A diversificação de cultivares se faz necessária para que continuemos nos destacando na produção e exportação de citros

04/03/2024 19:01
CATI lança Boletim Técnico sobre diversificação de cultivares de citros

Boletim Técnico 253 - Diversificação de cultivares copa de laranjeira e porta-enxertos para as regiões centro-sul e oeste do Estado de São Paulo está disponível para download pelo site da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Responsáveis por colocarem no mercado consumidor cerca de 37 milhões de toneladas anuais de frutas, os fruticultores brasileiros também estão à frente das exportações de suco de laranja concentrado e congelado para todo o mundo. Com significativo papel social e econômico, de geração de emprego e renda, o cultivo da laranjeira no Estado de São Paulo apresenta um vasto potencial, já que existe uma demanda crescente. Contudo, essa demanda só poderá ser atendida, entre outros fatores, por meio de melhoramento genético, mas aplicado regionalmente.

?Cultivares promissoras lançadas pela pesquisa são avaliadas em campo e o desenvolvimento das mais adaptadas às condições edafoclimáticas dos locais de cultivo, com resistência às principais pragas e doenças, assim como acréscimos produtivos e frutos de melhor qualidade, é uma necessidade para que o potencial produtivo no país se expresse da melhor forma. A diversificação de cultivares se faz necessária para que continuemos nos destacando na produção e exportação de citros?, comenta Jaime Duarte Filho, assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Botucatu, que integra a equipe de autores do Boletim Técnico 253 - Diversificação de cultivares copa de laranjeira e porta-enxertos para as regiões centro-sul e oeste do Estado de São Paulo.

Ainda segundo Jaime, a escolha das cultivares melhor adaptadas a uma determinada região ou condição edafoclimática é um dos pontos-chaves para se obter o sucesso em qualquer empreendimento agrícola, pois as características do material genético, submetidas às condições ecológicas da área e região, somadas ao manejo adotado, é que determinarão a produtividade e a qualidade do produto final e até mesmo influenciarão na comercialização, devido à preferência de alguns mercados por frutos com determinadas especificidades.

Jaime também destaca a integração entre a pesquisa e a extensão rural no trabalho conduzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que permite a realização de estudos como o apresentado no Boletim Técnico 253.

?Fortemente concentrada na produção de laranja, sendo o maior produtor global de laranja e de suco de laranja, a citricultura brasileira também sofre o efeito de ameaças globais, como o greening e o cancro. Estamos atentos e atuantes, num esforço conjunto com todos os órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para que essa tradicional cultura seja cada vez mais fortalecida em nosso Estado. Este Boletim vem acrescentar ao nosso trabalho, com foco na realidade dos produtores atendidos pela CATI?, comenta Ricardo Pereira, coordenador da CATI.

O Boletim Técnico 253 é uma publicação do Departamento de Extensão Rural (Dextru) da CATI, por meio do Centro de Comunicação Rural (Cecor), e está disponível para download aqui.

*Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Equipe de Comunicação - saacomunica@sp.gov.br 





Read more...