Notícias do Pomar

Como fazer seu próprio sistema de irrigação

Não vamos entrar em aulas de hidráulica, teorema de Bernoulli, perdas de carga e outros cálculos que são feitos na irrigação profissional


Cansado de regar com mangueira ou regador? Regar um pomar ou uma horta é extremamente simples se você souber por onde começar, como distribuir os setores, quantas válvulas usar, que tipo de controlador. aspersores? gotejamento?  Mostraremos como fazer seu próprio sistema de irrigação

Materiais básicos se você quiser ver como fazer seu próprio sistema de irrigação por aspersão e gotejamento

- Programador com pelo menos 3 ou 4 ligações à electroválvula.

- Tubo de 1/2 polegada para distribuição (é usual mas existem diâmetros de espessura mais e menos).

- Conexões em forma de T.

- Ligações em forma de cotovelo a 90º.

- Tampões cegos para fechar manwar de distribuição.

- Válvulas solenoides.

- Peito (opcional).

- Difusores, aspersores, etc. para irrigação por aspersão (normalmente gramado).

- Mangueira de irrigação por gotejamento de 16 mm (com gotejadores integrados ou sem gotejadores).

- Gotejadores para perfurar a mangueira caso você escolha o que não os possui integrados

- Mangueira de irrigação exsudativa como terceira opção em relação às outras duas.

- Cotovelos e "T"s para mangueira de irrigação por gotejamento.

Todos estes produtos agrícolas de irrigação podem ser encontrados em lojas físicas e claro em lojas online como a Plantawa, onde aquela que só em material de irrigação tem mais de 1000 itens à venda em estoque hoje. Vamos ver quais considerações temos que calibrar antes de lançar para pedalar. nosso sistema de irrigação.

A pressão de entrada é crítica - Não vamos entrar em aulas de hidráulica, teorema de Bernoulli, perdas de carga e outros cálculos que são feitos na irrigação profissional. Mas temos que levar em conta de onde vem a nossa entrada de água e se a pressão é suficiente se for principalmente sobre difusores para irrigação de jardins. A irrigação por gotejamento geralmente requer menos pressão.

Às vezes, a pressão da entrada de água não é suficiente para levantar o bico dos difusores de irrigação se colocarmos muitos. Pode ser que a casa esteja em um local alto e que a diferença de altura entre a casa e o tanque não seja muito grande para dar uma boa pressão.

Lembre-se que a pressão da água depende da diferença de altura. Isso é o que é conhecido como energia potencial. Quanto maior a diferença de elevação entre o tanque e sua casa, maior será a pressão da água que você terá. Logicamente, quando a diferença é grande, são instaladas válvulas redutoras de pressão para evitar que os sistemas de distribuição de água se deteriorem devido ao excesso de pressão. Se a pressão não for suficiente, será preciso setorizar.

Saber se a pressão não é suficiente é muitas vezes uma questão de tentativa e erro. É a mãe da ciência e leva muito tempo, mas em aplicações não profissionais geralmente prevalece e leva tempo e dinheiro, mas também aguça sua engenhosidade e o torna um especialista no problema  a quem sabe e acredita que pode ajudá-lo.

A setorização permite que o fluxo de água seja dividido em menos dispensadores e obtenha melhores resultados na irrigação por setor.

Escolha o difusor de aspersão para baixas pressões - No mercado temos muitos difusores de irrigação para o jardim. Temos para uma grande variedade de pressões e vazões com bicos menores ou maiores e com maior raio de alcance (geralmente isso está diretamente relacionado à pressão que suportam).

O fato é que se você tiver problemas de pressão, o lógico é usar difusores de bicos estreitos com pressões de trabalho entre 1 e 3 bar, que geralmente são o mínimo que podem ter.

Se você ainda não conseguir pressão suficiente para o bico do aspersor levantar, você só tem uma "correção caseira" que um servidor já teve que fazer porque não havia outra escolha. Aqui já entramos na manipulação do difusor para que a garantia seja invalidada. Por favor, note isso. Eles não são caros, então vale a pena tentar. A solução mais drástica é encurtar a mola interna do bocal ou trocá-la por uma com menos força e, finalmente, removê-la completamente. A consequência deste último é que uma vez que a água empurra o bico e irriga, quando a válvula solenoide fecha, o bico do difusor fica para cima e não desce. Você terá que deixá-lo como está se não se importar ou abaixá-lo com a mão.

Se tiver gotejamento e aspersão setorizada. As necessidades não são as mesmas  - Em muitas ocasiões, além da grama (aspersão), queremos algum pomar para cultivar nossos próprios vegetais. Nestes casos, o sistema de irrigação também deve ser dividido em setores para atingir diferentes programas, tempos de irrigação e tempos de início da irrigação. Um gramado não tem as mesmas necessidades de água que um pomar e, além disso, os sistemas de difusão de água não têm nada a ver com isso. A aspersão pode ser ruim para algumas plantas do jardim (doenças criptogâmicas, efeito de aumento do sol nas folhas, etc.)

Em geral, a irrigação por gotejamento requer consideravelmente menos pressão para funcionar do que a irrigação por aspersão, então o fator limitante será o aspersão em termos de pressão, sempre serão os difusores de irrigação do gramado. 

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi preparado por www.agromatica.es, que foi revisado e republicado por Agronotips.com/*PortalFruticola

Comentários