A 6ª edição da Tecnovitis - Feira de Tecnologia para a Viticultura, será realizada de 3 a 6 de dezembro, nas dependências do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Neste ano, o evento traz duas novidades: se estenderá por quatro dias, até o sábado (até a edição anterior eram três), atendendo uma demanda do público que não podia participar durante a semana; e irá abordar, além das tecnologias atuais para a viticultura tradicional e orgânica, a fruticultura. A Tecnovitis é realizada a cada dois anos pelo Sindicato Rural da Serra Gaúcha, e a Emater/RS-Ascar auxilia na organização e na mobilização de agricultores para participarem do evento.
A feira disponibiliza para a agricultura as tecnologias com aplicação prática, mas também terá seminários e palestras que acontecerão de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 10h30. Na quarta-feira (03/12), o tema abordado será a Nutrição de Videiras. O gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Luís Bohn, fará a mediação de assuntos relevantes e inovadores, como novas opções de plantas de cobertura de solo, que será apresentado pela Embrapa Trigo, e nutrição de videiras e novas recomendações, que será tratado pelo professor da UFSM, Gustavo Brunetto.
Na quinta-feira (04/12), o tema abordado será Novas Tecnologias, com foco em ferramentas para a otimização do uso de agrotóxicos, validação de parâmetros operacionais para pulverização de vinhedos com drones agrícolas e experiência de produtor. Pela manhã, ocorre ainda a 70ª Reunião da Câmara Setorial Federal da Uva e do Vinho.
Na sexta-feira (05/12), é a vez do Mercado. Neste dia, Bohn irá apresentar o cenário estadual da produção de frutas. Também haverá relato da experiência em comercialização pela Asprofrutas - associação de fruticultores que tem mais de 50 sócios, além da abordagem do mercado interno, tanto de importação quanto exportação de frutas, pelo engenheiro agrônomo Gervásio Silvestrin, e oferta constante de frutas: como produzir e comercializar ao longo do ano. À tarde, às 14h, haverá Audiência Pública da Frente Parlamentar da Vitivinicultura Estadual e Federal, com o tema: Acordo Mercosul e União e União Europeia. Paralelamente, ocorrem demonstrações de máquinas, equipamentos e insumos para a viticultura e fruticultura, e feira da agroindústria familiar, com a presença de 10 empreendimentos locais, que fazem parte do programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), promovendo a degustação e comercialização de seus produtos.
A Emater/RS-Ascar também organizará excursões de agricultores de municípios que trabalham com a viticultura e a fruticultura. Os interessados devem procurar o escritório do seu município. *Emater/RS-Ascar
Veja também: Linha agrícola da Sândalo Plaspérola - https://www.sandaloplasperola.com.br/
https://talismann.com.br/ - Postes metálicos e estruturas para pomares e videiras
https://trybrazil.com.br/ - Sistema antigranizo e antigeada para seu pomar