Notícias do Pomar

Doenças em árvores frutíferas: podridão cinzenta do kiwi

A infecção ocorre durante todo o desenvolvimento do fruto no pomar, principalmente durante a floração e na época da colheita


Introdução à podridão cinzenta do kiwi - A podridão cinzenta do kiwi é a doença pós-colheita mais importante do kiwi no Chile, portanto, entender sua epidemiologia é essencial para o manejo adequado da doença.

Nome comum: podridão cinzenta do kiwi - Agente causal: Botrytis cinerea Pers. Botrytis prunorum EE Ferrada & Latorre

Classificação taxonômica: Fungos, Ascomycetes, Helotiales, Sclerotiniaceae.

Hospedeiros: Botrytis spp. Afeta hortaliças e frutas, tanto na pré como na pós-colheita. No kiwi, afeta principalmente a cultivar Hayward.

Distribuição e importância econômica - Botrytis spp. É um fungo cosmopolita presente nos principais países produtores de kiwi, como Itália, China e Nova Zelândia. No Chile, as perdas causadas pela podridão cinzenta são estimadas entre 5 a 8% da produção pós-colheita. No entanto, a incidência desta doença pode aumentar se as condições ambientais forem favoráveis ??durante o desenvolvimento do fruto no pomar.

Descrição e ciclo de podridão cinzenta do kiwi - A podridão cinzenta é chamada de "podridão estilar, lateral ou do caule", dependendo da localização do início da infecção.

  1. Apodrecimento do estilete: É o menos frequente e está associado à infecção dos estiletes durante a floração.
  2. Apodrecimento lateral Está relacionado ao dano ao fruto e ao contato de um fruto sadio com um fruto doente durante o armazenamento pós-colheita.
  3. Apodrecimento do caule É o mais importante entre os três apodrecimentos. Botrytis sp. passa o inverno em restos vegetais no solo como micélio e/ou escleródios (micélio de resistência compactado) e na primavera, os conídios (esporos) são transportados pelo vento, infectando flores e frutos.

A infecção ocorre durante todo o desenvolvimento do fruto no pomar, principalmente durante a floração e na época da colheita, e é favorecida na presença de água livre e/ou alta umidade relativa do ar (>90%), juntamente com temperaturas quentes (15-25° C). Esta infecção permanece latente no fruto até seu desenvolvimento e expressão na pós-colheita.

Sintomas da podridão cinzenta do kiwi - A doença, particularmente a podridão do caule, desenvolve-se após 4 a 6 semanas de armazenamento refrigerado pós-colheita e raramente ocorre no pomar. Observa-se como um amolecimento da área peduncular e um escurecimento do tecido afetado. Internamente, a podridão é caracterizada pelo amolecimento do fruto, de aspecto aquoso e coloração marrom a marrom escuro, avançando pela polpa e columela. Isso pode afetar toda a fruta (Figura 1).

Ocasionalmente, na área peduncular, é possível observar micélio cinza a esbranquiçado com aspecto algodonoso, podendo ou não apresentar esporulação e escleródios (Figura 2 e 4). Este micélio pode se espalhar para os frutos adjacentes, formando "ninhos" de Botrytis spp. (Figura 3).

 

Métodos de controle - Juntamente com o controle químico, é necessário realizar tarefas culturais que diminuam a densidade de inóculo presente no pomar e, portanto, as condições favoráveis ??para o desenvolvimento da infecção. Por esta razão, copas compactas e sombreadas devem ser evitadas, favorecendo a ventilação no interior da videira. Além disso, é aconselhável incorporar restos de poda, evitando a decomposição de restos de plantas no solo. Os produtos botricidas devem ser aplicados durante a floração e próximo à colheita, procurando alternar os ingredientes ativos para evitar a geração de resistência.

Em pós-colheita, cura por 24 horas em local ventilado, principalmente na presença de condições favoráveis ??à infecção durante ou antes da colheita. Resfrie passivamente a 0°C em um ambiente livre de etileno. Realize a escovação adequada evitando danos à fruta. Foto da capa: https://postharvest.ucdavis.edu

*O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi preparado por Danae Riquelme T. para www.inia.cl , que foi revisado e republicado por Agronotips.com

Comentários