Em expansão no mercado nacional Katira tem se consolidado como grande produtora e comercializadora de limão

Somente em 2022, foram produzidas mais de 600 mil caixas fr 27,2kg e a comercialização de quase 1 milhão de caixas de 20kg, isso representou um crescimento na produção de 77%

02/06/2023 18:32
Em expansão no mercado nacional Katira tem se consolidado como grande produtora e comercializadora de limão

O Brasil é o segundo produtor de limão tahiti no mundo e esse cenário é representado por empresas como a Katira, empresa de sustentabilidade, qualidade e tecnologia  que está no mercado nacional há quase 50 anos, produzindo citrus e tem se firmado cada vez mais como grande produtora brasileira. A empresa que atende principalmente as regiões sul, sudeste e centro-oeste e está presente nas principais redes supermercadistas destas localidades, pretende expandir ainda mais, sempre prezando pela qualidade.

?Queremos expandir de forma consciente e manter a nossa qualidade, por isso focamos 100% no mercado nacional?, explica o diretor da Katira, Júlio César Del Grossi, diretor comercial da Katira. 

De origem familiar, a história da empresa começa em 1974, no Ceasa de Contagem (MG). Alguns anos depois é criado o primeiro o packing-house próprio, na Fazenda São José, em Taquaritinga (SP) - onde hoje é a sede da companhia -, em seguida é iniciada a produção própria de frutas cítricas e em 1990 é inaugurada a segunda loja, em Curitiba (PR). Atualmente mais de 50% da produção e 90% da comercialização da Katira é com foco no limão tahiti. 

Esse processo de expansão é acelerado, a partir de 2016, quando a empresa decide abrir mercado para vender para grandes redes supermercadistas. Hoje, depois de sete anos, já está presente nas principais redes de varejo no eixo centro-sul do país.

Somente em 2022, foram produzidas mais de 600 mil caixas de 27,2kg e a comercialização de quase 1 milhão de caixas de 20kg, isso representou um crescimento na produção de 77%, em relação aos últimos 3 anos e 264%, em relação aos últimos 5 anos. Quanto à comercialização, houve um incremento de 55%, em relação aos 3 últimos anos e 305% em relação aos últimos cinco anos.

?Esse crescimento deve muito aos diferenciais da nossa marca, os quais podemos destacar a qualidade, com a utilização de máquinas mais modernas, muitas dessas importadas, que nos auxiliam na seleção, classificação da fruta com maior qualidade e detectando defeitos internos e externos, por meio de infravermelho?, comenta Del Grossi.

A transparência da marca com a qualidade é outro ponto de destaque, a Katira também utiliza da rastreabilidade em todas as embalagens. Desta forma, o consumidor tem a informação sobre origem do produto, desde o campo até a gôndola do mercado, assim como a preocupação com a segurança alimentar, garantindo que os defensivos agrícolas sejam utilizados somente no campo, respeitando as dosagens e tempo de carência. Após a colheita os frutos não são manuseados manualmente e passam por processos rigorosos, que são auditados a fim de garantir a segurança do processo, juntamente às análises biológicas e químicas, realizadas por laboratórios credenciados.

Sustentabilidade - A preocupação com sustentabilidade está presente no processo de produção. Desde o descarte correto da fruta até a destinação correta da polpa e óleo. Além disso, as embalagens para transporte são reutilizáveis, por isso as caixas são plásticas, grande parte são próprias e higienizadas a cada uso, e uma outra parte alugada, com fornecedores que também adotam essas práticas. 

Sobre Katira - No mercado desde 1974, e com origem em Taquaritinga-SP, a Katira iniciou suas atividades com a comercialização de citrus em geral em Contagem-MG. E foi a partir de 1980 que a empresa começou a expandir os negócios, criando o próprio packing house, na Fazenda São José, em Taquaritinga, atual sede, e dez anos depois chegando ao Ceasa de Curitiba, onde nasce a segunda loja. Junto a esse crescimento, iniciam a produção de frutas cítricas em geral, com 50% da produção consolidada de limão tahiti. Presente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste em grandes redes de supermercadistas desde 2016, a Katira traz como diferenciais a qualidade, a tecnologia em suas máquinas que conseguem realizar uma seleção de frutas com melhor precisão identificando defeitos internos e externos dos produtos que leva a mesa do consumidor. 

*Alfapress Comunicação - Amanda Pimentel/Supervisora de Atendimento  - amanda.pimentel@alfapress.com.br

Carol Barros/Consultor de Atendimento - carol.barros@alfapress.com.br/Pietra Mesquita - pietra.mesquita@alfapress.com.br

 





Read more...