Instruções técnicas para o cultivo de mamão na América Central Origem do mamão (Carica papaya L.)

O mamão pode crescer em diversos tipos de solo, embora se desenvolva melhor em solos profundos, com boa drenagem interna, livres de nematóides

28/01/2024 20:10
Instruções técnicas para o cultivo de mamão na América Central Origem do mamão (Carica papaya L.)

O mamão (Carica papaya L.) é muito procurado no mercado nacional e internacional pelo seu alto valor nutricional com baixas calorias, por ser rico em vitaminas e minerais, e muito benéfico à saúde, com boas propriedades digestivas e grandes contribuições de outros nutrientes.

Além disso, é utilizado para a produção de papaína, enzima amplamente utilizada nas indústrias alimentícia e farmacêutica. O mamão é provavelmente nativo da América Central, próximo ao Golfo do México. Atualmente o México é o maior exportador mundial de mamão.

Requisitos Edafoclimáticos - As condições climáticas permitem o cultivo do mamão na zona entre os trópicos e subtrópicos. Cresce em climas úmidos e moderadamente secos. Cuba tem um clima ideal para esta árvore frutífera, embora nem todas as províncias do país tenham as melhores condições edafoclimáticas para o seu cultivo; As maiores diferenças que podem afetá-los correspondem aos tipos de solos.

Solo - O mamão pode crescer em diversos tipos de solo, embora se desenvolva melhor em solos profundos, com boa drenagem interna, livres de nematóides e com teor de matéria orgânica superior a 2%; Não cresce bem em solos mal drenados.

Os melhores solos são franco-arenosos, com teor médio de 4% a 5% de matéria orgânica, profundos e obviamente com boa drenagem superficial e interna. Solos compactados dificultam o crescimento das plantas, pois reduzem o volume do sistema radicular, problema que se agrava quando há déficit de umidade no solo. O pH ideal está entre 5,0 ? 7,5.

Clima ideal para o Mamão (Carica papaya L.) - O crescimento do mamão requer temperaturas ótimas entre 23 °C e 26 °C durante o dia, sem baixas temperaturas à noite ou no inverno. As temperaturas devem ficar entre 17°C de mínima e 38°C de máxima. CHUVAS - A cultura necessita de áreas com precipitação média de 1.800 mm, bem distribuídas ao longo do ano, caso contrário é necessário repor o déficit de umidade através da irrigação. Umidade Relativa - A umidade relativa ideal para o cultivo do mamão é de 75% ? 80%; Se for muito baixa, a transpiração é muito elevada e as necessidades de água tendem a aumentar. Condições de umidade excessiva entre 90% e 95% causam alta incidência de patógenos fúngicos.

Radiação e luz solar - O mamão necessita de muitas horas de luz, devido à sua grande atividade fotossintética. O desenvolvimento de plantios comerciais com restrição luminosa provoca plantas estioladas (alongadas) e amareladas, sintomas que identificam a falta de nutrientes. Em condições de sombra, o crescimento é reduzido, com menor área foliar e densidade estomática e aumento no comprimento dos entrenós e pecíolos. VENTO - A planta suporta velocidades de vento de baixa intensidade, devido às características morfológicas de caule flexível, longos pecíolos e pedúnculos das folhas e flores, respectivamente. Além disso, reduz a vulnerabilidade dos frutos em crescimento à abscisão e ao ressecamento.

Altitude - O mamão se adapta a altitudes que variam de 0 m acima do nível do mar. n. m. até 800 m s. n. m. Acima de 1.000 m acima do nível do mar. n. m. Possui desenvolvimento lento, baixa produção e os frutos são insípidos.

Propagação do Mamão (Carica papaya L.) - A eficiência das culturas, em termos de rendimento e rentabilidade, está intimamente relacionada com a qualidade das sementes utilizadas na propagação. No cultivo do mamão, a forma de propagação para obtenção das plantas (posturas) é elemento fundamental para alcançar bons resultados. A propagação do mamão pode ser feita assexuadamente ou sexualmente.

Preparo do Terra - O solo deve ter textura leve, boa retenção de umidade, profundidade adequada, boa drenagem, pH entre 6,6 a 7,5 e teor de matéria orgânica superior a 2%.

Desenho e densidade da Planta - O desenho da plantação deve fazer parte da estratégia para alcançar alta produção e controle integrado de doenças virais (principalmente PRSV ou vírus da mancha anelar do mamão). Para isso, devem ser planejadas populações de mais de duas mil plantas/hectare, pois, ao longo do seu ciclo, serão feitas seleções negativas, eliminando plantas com sintomas de doenças virais. A Tabela 1 apresenta as estruturas de plantio mais utilizadas.

Nutrição e fertilização do Mamão (Carica papaya L.) - Os principais macroelementos requeridos pelo cultivo do mamão são o potássio (K) e o nitrogênio (N), e em segunda ordem de importância estão o cálcio (Ca), o fósforo (P), o enxofre (S) e o magnésio (Mg). Quanto aos microelementos, os principais são o ferro (Fe), o manganês (Mn), o zinco (Zn) e o boro (B). A título de exemplo, os valores médios encontrados para um rendimento médio de 50 mil quilogramas por hectare de mamão são apresentados na Tabela 3 (ver no PDF abaixo).

Irrigação - O mamão é uma cultura que possui três características muito especiais, que o tornam extremamente exigente na análise da forma como a irrigação é aplicada. Estes são:

- Sistema radicular relativamente superficial, comparado a outras espécies de árvores frutíferas. Geralmente 80% de suas raízes ativas encontram-se nos primeiros 20 cm do solo.

- Desenvolvimento vegetativo rápido e constante acompanhado de floração e frutificação sucessivas.

- A planta e seus frutos contêm cerca de 85% a 90% de água. O consumo anual de água desta cultura varia entre 1.200 a 2.000 mm, bem distribuído e frequente.

A quantidade de água bem como o intervalo de aplicação em uma plantação diferem nas áreas de plantio; Dependem do tipo de solo, da idade das plantas e das condições climáticas. Porém, o intervalo médio de irrigação varia entre 5 e 10 dias e as quantidades de água a serem aplicadas variam entre 15 litros e 40 litros de água por planta.

Drenagem - No mamoeiro a drenagem é tão importante quanto a irrigação. Esta espécie é muito sensível ao excesso de humidade no solo, causado pelas chuvas, má gestão da irrigação ou alagamentos causados ??pelo mau nivelamento do terreno. É uma cultura que não tolera excesso de umidade no solo, aspecto que afeta significativamente a atividade fisiológica das raízes quando ocorre por mais de 24 horas.

Baixe AQUI AS INSTRUÇÕES COMPLETAS - https://www.undp.org/sites/g/files/zskgke326/files/2023-08/PNUD-Cuba-intructivo-t%C3%A9cnico-papaya.pdf ?

*PortalFruticola - O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi preparado por www.undp.org, que foi revisado e republicado por Agronotips.com





Read more...