Notícias do Pomar

Nãotecidos e Tecidos Técnicos no agronegócio

Na versão Agrotêxteis Nãotecidos, tais como Mulching, por exemplo, que faz a cobertura de plantas e de solo, trazendo a redução do uso de fertilizantes e de pesticidas


  • Reduzem a necessidade de defensivos agrícolas no cultivo - Protegem as culturas de intempéries - Controlam insetos e pragas -   
  • Melhoram a qualidade do produto final - E, ainda, são encontrados em aplicações estruturais que promovem a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade no agronegócio  

    Cenário: As práticas de sustentabilidade relacionadas ao agronegócio englobam ações de preservação ambiental nas atividades agrícolas e também a implantação de novas tecnologias e metodologias sustentáveis nas atividades do campo. A questão dos defensivos agrícolas é um dos principais problemas para a relação entre o agronegócio e a preservação ambiental.  

    Isso sem falar sobre o cenário atual: a crise dos insumos agrícolas que já afeta a safra 2022/23. Isso se deve ao fato de que boa parte das matérias-primas que compõem fertilizantes e defensivos agrícolas utilizados no Brasil são importadas da China, Rússia e Índia, países que hoje enfrentam obstáculos para manter o ritmo de produção e estão limitando os embarques pela necessidade de priorizar o abastecimento local. Sem falar que o cenário se agrava em consequência do conflito entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu. 

    Nesse sentido, os chamados Nãotecidos - produtos têxteis sintéticos, que não são oriundos de um processo de tecelagem e sim consolidados por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) e combinações destes - trazem vantagens sustentáveis para o agronegócio em aplicações diversas.   

    Quando se apresentam em forma de Geossintéticos, são encontrados em aplicações estruturais do agronegócio, como na drenagem agrícola, impermeabilizações de lagoas e barragens, reservatórios, biodigestores, barragens, estruturas de solo reforçado, cultivo de peixes e camarões, entre outras. Nessas aplicações, trazem benefícios como a proteção do solo e do lençol freático, a redução do uso de recursos naturais, a garantia da produção de alimentos (irrigação) e produção animal (suínos, aves e bovinos), além da valorização e potencialização de áreas de terra para cultivo. 

    Podem, ainda, se apresentar na versão Agrotêxteis Nãotecidos, tais como Mulching, por exemplo, que faz a cobertura de plantas e de solo, trazendo a redução do uso de fertilizantes e de pesticidas, agindo como solução para o controle de germinação de ervas daninhas. Além disso, trata-se de material que permite a respirabilidade do solo, mantendo assim as suas características e evitando ter de usar fertilizantes para recuperação do mesmo após o uso. Existem também aplicações tais como cobertura de cultivos com ênfase em proteção climáticas e/ou para proteção contra o ataque de pragas e proteção de frutos com ensacamento individual dos mesmos no pé. São exemplos de usos nos quais os Nãotecidos agrotexteis agregam mais qualidade ao produto cultivado e possibilitam uma produção mais orgânica.  

    É importante lembrar que Nãotecidos aplicados ao agronegócio são recicláveis, apesar de grande parte ser de longa duração. Além disso, já se fabrica no Brasil Nãotecidos de fonte renovável.  

    O impacto é tanto na parte ambiental, quanto na econômica. Ainda mais se levarmos em conta as exportações, que demandam níveis mais elevados de qualidade e o atendimento às normas regulatórias internacionais da quantidade de defensivos permitidos, a qual é muito baixa. 

    Segundo explica Laerte Maroni, membro do Conselho da ABINT - Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, este é um segmento em que há muitas oportunidades para que o consumo de Nãotecidos avance no Brasil. "Para isso, vem sendo feito um trabalho de informação por parte da indústria brasileira fabricante, unida muitas vezes às universidades e aos centros de pesquisa", explica o Maroni.  

    O trabalho de informação sobre os Nãotecidos e suas aplicações vai além. A ABINT tem atuado para evidenciar a importância da qualidade da produção e aplicação dos Nãotecidos, no apoio à adequação das Normas Técnicas para a realidade brasileira, visando segurança e eficiência.  

     

    Algma Aplicações: 

    A TÉCNICA DE COBERTURA DE SOLOS para evitar germinação de ervas daninhas, também conhecida como Mulching, é muito utilizada porque não requer uso de defensivo agrícola, uma vez que elimina a exposição solar e assim não ocorre a germinação.  

    A TÉCNICA DE COBERTURA DO CULTIVO DE HORTALIÇAS para evitar intempéries, tais como geadas, insolação em excesso, granizo, etc possibilita um cultivo mais efetivo e regular, garantindo melhor qualidade do produto final e, assim, vantagem econômica. Além disso, o uso de proteção sobre o cultivo, possibilita reduzir a quantidade de defensivos, uma vez que a cultura está envolta em microclima mais hermético em virtude do uso no Nãotecido, não havendo desperdício. 

    A TÉCNICA DE ENSACAMENTO INDIVIDUAL DO FRUTO NO PÉ possibilita proteção do fruto com redução significativa do uso de defensivos. O fruto passa a apresentar melhor qualidade e regularidade, o que impacta diretamente na produtividade e consequentemente na lucratividade, até mesmo em caso de exportação. Em algumas culturas, como a do tomate, por exemplo, o ensacamento no pé é a única técnica que garante a proteção contra certos tipos de lagartas e brocas. Estudo da Universidade Federal do Ceará demonstra que o uso de Nãotecido no ensacamento da cultura de tomate aumenta a produtividade em cerca de 21%. 

    A TÉCNICA DE SUBCOBERTURA PARA PROTEÇÃO DO CULTIVO, no caso do melão, por exemplo, é fundamental para proteção contra a ação da mosca branca, garantindo assim melhor qualidade ao produto final e sem uso de defensivos. 

    Sobre a ABINT: Fundada em 1991, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos tem como objetivo representar, difundir e defender os interesses da indústria brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, promovendo e apoiando o seu desenvolvimento e o crescimento do mercado de aplicações desses produtos, que são fundamentais a diversos e importantes setores da economia do país. Para saber mais acesse www.abint.org.br 

  • *Informações à Imprensa - Assessoria de Comunicação ABINT - Roberta Provatti - [email protected] 

     

Comentários