Aplicativo gratuito para irrigação eficiente - A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou, durante a feira AgroBrasília, o aplicativo ?Irrigar para Desenvolver?, criado para auxiliar agricultores familiares no manejo eficiente da irrigação. A ferramenta, gratuita e de fácil acesso via celular, foi desenvolvida pela Embrapa Cerrados em parceria com a Codevasf, com investimento de R$ 2 milhões.
Tecnologia voltada ao Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã - O aplicativo tem como foco principal apoiar os produtores envolvidos no Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, no nordeste de Goiás. A ferramenta calcula a lâmina de água necessária, além de indicar o momento e o tempo ideal para irrigar. Os dados são baseados em informações agrometeorológicas dos municípios de Flores de Goiás, São João D'Aliança e Formosa, atendendo, neste primeiro momento, as culturas de maracujá e manga.
Acesso à tecnologia para agricultores familiares - Segundo Alessandra Rossin, diretora da Área de Irrigação e Operações da Codevasf, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente e visa não apenas o manejo inteligente da água, mas também o monitoramento dos impactos socioeconômicos gerados pelo fornecimento de sistemas de irrigação aos agricultores da região.
Uso racional da água e geração de renda - Para a assessora da Área de Irrigação e Operações, Andréa Rachel Sousa, o uso do aplicativo representa um avanço importante para a agricultura familiar. ?O agricultor poderá saber quanto de água utilizar, quando irrigar e por quanto tempo, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos, geração de renda, segurança alimentar e fortalecimento da agricultura local?, afirma.
Resultados já começam a aparecer - O projeto ?Irrigar para Desenvolver? já apresentou resultados positivos a partir de um projeto-piloto com dez famílias de agricultores familiares. Os investimentos foram aplicados em sistemas de irrigação por microaspersão para a manga e por gotejamento e espaldeira para o cultivo do maracujá, demonstrando eficiência no uso da água e aumento da produtividade.
A iniciativa reforça o compromisso da Codevasf e da Embrapa em levar inovação tecnológica ao campo, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar no Cerrado goiano. *CODEVASF