Pesquisadores da Epagri identificam áreas para produção de açaí em SC

17/05/2023 18:48
Pesquisadores da Epagri identificam áreas para produção de açaí em SC

Você sabia que a palmeira juçara, que corre risco de extinção pela extração descontrolada do palmito, produz açaí? Pesquisadores da Epagri identificaram áreas com potencial para produção do açaí e se surpreenderam com a presença da palmeira no Oeste de SC, o que reforça a importância do seu uso como uma espécie chave na recuperação florestal e na produção de alimento. O pesquisador responsável pelo estudo está disponível para entrevistas, o contato segue no final do release

Pesquisadores da Epagri/Ciram publicaram artigo na revista Scientific Reports identificando áreas potenciais em Santa Catarina para a produção de açaí através de Sistemas Agroflorestais (SAFs). O açaí é produto do fruto da palmeira juçara (Euterpe edulis), uma espécie ameaçada de extinção em função da extração descontrolada do palmito e da destruição do seu habitat florestal.

Por ser uma espécie com características ecológicas e agronômicas peculiares, a palmeira juçara tem grande potencial produtivo, quando consorciada com outras espécies arbóreas e arbustivas em SAFs, como a banana e o café, por exemplo. ?Mas para que haja uma produtividade em nível comercial, são necessárias condições ambientais específicas?, explica Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri/Ciram, que assina o artigo ao lado dos pesquisadores Fábio Martinho Zambonim e Cristina Pandolfo.

SAFs são definidos como formas de uso e manejo dos recursos naturais, nos quais espécies lenhosas (árvores, arbustos, bambus e palmeiras) são utilizadas em associação com cultivos agrícolas e/ou produção de animais, de maneira simultânea ou sequencial, para se tirar benefícios das interações ecológicas e econômicas resultantes.

No artigo, os os autores apresentam um modelo de seleção de áreas potenciais para a ocorrência natural da palmeira juçara em Santa Catarina, utilizando informações levantadas pelo Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) sobre a distribuição geográfica da palmeira juçara e dados climáticos, de vegetação e fisiográficos. Esse modelo permitiu mapear as áreas onde podem ser encontradas as condições ambientais ideais para implantar SAFs para produzir açaí.

Espécie está ameaçada de extinção em função da extração descontrolada e da destruição do seu habitat florestal

Surpresa no Oeste - Vianna revela que um dos resultados mais interessantes dessa pesquisa foi a identificação de uma região com potencial ambiental no Extremo Oeste do estado. O pesquisador conta que essa região possui um histórico de exploração florestal que fez da Floresta Estacional Decidual uma das formações florestais catarinense com o maior grau de degradação e fragmentação. ?Tanto os antigos botânicos que inventariaram essa região em 1949 e 1952, quanto os que trabalharam no atual inventário (IFFSC), não encontraram a palmeira juçara em nenhum dos levantamentos realizados. Mas sempre suspeitaram da possibilidade da sua presença no Vale do Rio Uruguai?, relata o pesquisador.

Enquanto os pesquisadores da Epagri ainda analisavam os resultados do modelo e discutiam sobre a possibilidade da presença da palmeira juçara naquela região, em função das características ambientais, colegas da Universidade de Chapecó publicaram um artigo confirmando essa hipótese. Esse trabalho foi o primeiro registro da ocorrência natural da E. edulis no Vale do rio Uruguai. ?A confirmação da presença natural da E. edulis no Oeste de Santa Catarina reforça a importância do seu uso como uma espécie chave na recuperação florestal e na produção de alimento?, finaliza Vianna.   Clique aqui para ler a íntegra do artigo, em inglês. Informações e entrevistas: Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri/Ciram - (48) 36655161