Projeto com recurso de passivo de RFO vai financiar estudo sobre butiazais no RS

E departamento de pesquisa da Secretaria da Agricultura recebe visita de pesquisador indiano que estuda recursos hídricos

07/08/2024 10:55
Projeto com recurso de passivo de RFO vai financiar estudo sobre butiazais no RS

Projeto que vai estudar o manejo das áreas naturais e o estado de conservação dos butiazais, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, vai receber recursos de passivos ambientais da Reposição Florestal Obrigatória (RFO), uma medida legal de mitigação, compensação ou reparação pelo corte de árvores nativas, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

O projeto ?Integrando conservação e geração de renda através do manejo, cultivo e valorização econômica em áreas com butiazeiros nativos do RS? foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), sob a coordenação do pesquisador Gilson Schlindwein, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A pesquisa, que será desenvolvida durante três anos em diversas regiões do estado, vai verificar também como as ações interferem na fauna, na flora e na microbiologia do solo, bem como caracterizar plantas com potencial econômico de utilização e produção de mudas.

Pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) em visita a viveiro em Viamão/RS

Na última semana (25/07), a analista ambiental da Sema, Joana Bassi, esteve no Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Aquicultura, em Viamão. A analista foi conhecer o projeto desenvolvido pelo DDPA que busca, através da valorização econômica dos frutos do butiazeiro, a preservação desta palmeira que se encontra na lista de espécies ameaçadas de extinção. No local, a analista pode visitar a área onde se encontra a coleção de butiazeiros do DDPA bem como a área de viveiro. No viveiro, são mantidas e cultivadas mudas de butiazeiros obtidas dos trabalhos de pesquisa realizados no Laboratório de Tecnologia de Sementes do Departamento, localizado em Porto Alegre.

Os recursos - A Sema possui um Banco de Projetos pré-aprovados para serem apoiados com recursos provenientes dos passivos ambientais de RFO. Associações de produtores, instituições de extensão rural, pesquisa, assessoria técnica, universidades, e organizações não governamentais podem apresentar propostas para receberem apoio de recursos de RFO aos seus projetos. *Maria Alice Lussani/Ascom Seapi

Departamento de Pesquisa da Secretaria da Agricultura recebe visita de pesquisador indiano que estuda recursos hídricos

O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) recebeu, na quinta-feira (1°/8), a visita do pesquisador e professor de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC), Estados Unidos, Prasanta Kalita.

O pesquisador indiano visitou Porto Alegre por indicação do epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallau. A finalidade é iniciar, participar e desenvolver pesquisas sobre os recentes eventos de inundação que ocorreram na região Sul do Brasil em maio último.

?A iniciativa visa compreender os impactos dessas inundações na paisagem e nos sistemas agrícolas e explorar estratégias de mitigação e adaptação para aumentar a resiliência contra esses eventos climáticos extremos. Os esforços colaborativos se concentrarão em soluções inovadoras para a gestão de inundações, melhoria da qualidade da água, solos e práticas agrícolas sustentáveis?, explicou a chefe da Divisão de Pesquisa do DDPA, Maria Helena Fermino.

Segundo ela, a visita ao DDPA surgiu a partir da indicação da reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda, e da professora da mesma universidade, Ana Beatriz Gorini da Veiga, que colaboram em projeto de pesquisa do Laboratório de Microbiologia Agrícola.

Palestra - Kalita falou sobre recursos hídricos e como é possível fazer sua relação com a vida, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. ?Como essas coisas se conversam??, provocou o pesquisador.

Ele abordou os desafios que existem com o aumento da população mundial, que se aproxima hoje de nove bilhões de pessoas. ?Como vamos fazer para alimentar essa população, que está aumentando de forma exponencial, de uma forma sustentável e segura??, questionou Kalita.

O professor destacou ainda que é importante mitigar os efeitos das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul em maio último. ?Um dos grandes desafios que temos no planeta é a falta de água. Mas ao mesmo tempo temos as enchentes. E cada vez mais outras regiões do planeta também vão sofrer desastres naturais, devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo?. *Fotos: Fernando Dias/Seapi

*Assessoria de Comunicação Social/Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - Fone: (51) 3288-6211/6228 - www.agricultura.rs.gov.br





Read more...