Tecnologia Green Atlas é apresentada à ABPM com resultados promissores em sistemas de produção de maçã

Mais do que gerar dados, o Cartographer se destaca por traduzir essas informações em ações práticas. A plataforma fornece insumos valiosos à tomada de decisão no campo, permitindo uma gestão mais técnica, sustentável

16/06/2025 20:14
Tecnologia Green Atlas é apresentada à ABPM com resultados promissores em sistemas de produção de maçã

Na última quinta-feira, 06 de junho, a cidade de Vacaria (RS) sediou uma importante reunião técnica promovida pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). O encontro teve como objetivo a apresentação dos  resultados do projeto de demonstração da tecnologia Green Atlas Cartographer, conduzido pela Kolecti em parceria com grandes empresas de Maçã do setor.

A reunião aconteceu na unidade da Embrapa Uva e Vinho, e contou com a presença de representantes da própria ABPM, além das principais marcas produtoras de maçã do Brasil: Schio, Rasip, Fischer e Sanjo ? todas  articipantes ativas do projeto.

Equipe Kolecti apresentando a empresa e resultados do Green Atlas na cultura da maçã

O que é o Cartographer? - O Green Atlas Cartographer é uma plataforma inovadora de imagem e mapeamento de pomares, desenvolvida para proporcionar uma visão detalhada e estratégica das áreas produtivas. A tecnologia combina varredura digital em alta resolução, inteligência artificial e visão computacional para entregar diagnósticos precisos e completos dos pomares.

Com sua aplicação, é possível: 

Realizar previsão de safra por meio da contagem automatizada de frutos; Acompanhar botões florais, flores e frutos agrupados; Medir altura, volume e área de copa das plantas; Avaliar densidade foliar e diâmetro de frutos; 

Criar mapas de cor (maturação) e mapas de manejo localizados;  Auxiliar em decisões como raleio químico, colheita seletiva, tratos diferenciados e até aplicações em taxa variável. Aplicável em diversas culturas perenes e configurável para necessidades específicas.

Foto em campo do aparelho Cartographer em levantamento de previsão de safra da maçã

Sobre o projeto - A iniciativa teve como objetivo demonstrar, na prática, como a plataforma pode transformar a gestão de pomares de maçã. O projeto foi realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa em Fruticultura da UDESC, liderado pelo Prof. Dr. Leo Rufato, com o suporte técnico do Eng°. Agrônomo e Mestrando Mateus Zanette, que esteve à frente da coleta e análise de dados em campo.

A atuação abrangeu quatro grandes empresas e diversas áreas produtivas, permitindo uma avaliação completa das capacidades da tecnologia em contextos reais de produção.

Eng° Agrônomo e Mestrando Mateus Zanette apresentando a avaliação do grupo de pesquisa com relação à tecnologia Green Atlas na cultura da maçã

Números que impressionam - A demonstração do Cartographer gerou resultados expressivos: 

4 empresas participantes;  21 áreas avaliadas; 86,7 hectares escaneados;  Mais de 338 mil imagens processadas pelo software Green Atlas;  30 milhões de frutos contados com precisão. 

Esses dados reforçam o impacto da tecnologia para melhorar a eficiência operacional, a precisão na estimativa de safra e o controle técnico das áreas de produção.

Imagem gerada pelo Cartographer em uma das empresas participantes

Transformando dados em decisões estratégicas - Mais do que gerar dados, o Cartographer se destaca por traduzir essas informações em ações práticas. A plataforma fornece insumos valiosos para a tomada de decisão no campo, permitindo uma gestão mais técnica, sustentável e orientada por evidências.

Exemplo de mapa de distribuição de contagem de frutos de maçã por árvore em uma quadra de maçã

Ao tornar visíveis aspectos até então difíceis de quantificar ? como a uniformidade dos frutos, variações entre talhões e estágio de maturação ?, a ferramenta abre novas possibilidades para otimização de tratos culturais, planejamento da colheita e aumento de produtividade com base em dados reais.

Prof. Dr. Leo Rufatto e equipe Kolecti apresentando os gráficos gerados pela tecnologia Green Atlas

Equipe Kolecti em visita à estrutura do Instituto de Fruticultura da faculdade UDESC, em Lages - SC, junto do Prof. Dr. Leo Rufatto (3° à direita)

Um passo à frente na fruticultura de precisãoA Kolecti segue com o compromisso de entregar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento da fruticultura nacional. Agradecemos à ABPM, à Embrapa, ao time da UDESC e às empresas participantes pela confiança, parceria e pela construção coletiva desse projeto tão promissor. A tecnologia está no campo ? e o futuro da fruticultura também.

Entre em contato para agendar uma demonstração ou reunião e descobrir como essa ferramenta pode revolucionar sua produção!

E-mail: contato@kolecti.com.br - Telefone: (47) 99205-3050. 

Fique por dentro das inovações do Green Atlas e da Kolecti! Siga-nos nas redes sociais e veja como estamos transformando a fruticultura no Brasil!

Instagram: https://instagram.com/kolecti

LinkedIn: https://linkedin.com/company/kolecti

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=77_TXpe9VaI