Uvas da Serra da Canastra dão origem ao melhor vinho tinto do Brasil

Rótulo Sabina Syrah, da Sacramentos Vinifer, ganhou destaque pela segunda vez consecutiva em guia internacional especializado

11/02/2024 23:29
Uvas da Serra da Canastra dão origem ao melhor vinho tinto do Brasil

Cultivadas no sistema de dupla poda, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, a 1,1 mil metros de altitude, as castas do tipo syrah são colhidas e enviadas em refrigeração a Caxias do Sul (RS), onde entram em vinificação. O empresário e CEO da Sacramentos Vinifer, Jorgito Donadelli, é quem explica todo o processo das uvas que deram origem ao melhor vinho tinto do Brasil.

CEO da Sacramentos Vinifer, Jorgito Donadelli fazendo a colheita das uvas em Sacramento/MG

Foto: Sacramentos Vinifer/Divulgação

O título acaba de ser atribuído pela segunda vez ao rótulo Sabina Syrah. O reconhecimento foi dado pelo guia latino-americano Descorchados, que analisou vinhos de várias nações dos três continentes em 2023. O primeiro reconhecimento foi em 2021, logo após a primeira colheita de uma pequena plantação que teve início em 2018.

?Há sete anos, numa viagem ao Uruguai, meu pai, Jorge Donadelli, e eu visitamos uma vinícola. E ele comentou que aquela terra era muito parecida como a nossa em Sacramento, na Serra da Canastra?, relembra Jorgito Donadelli.

Ele conta que a fazenda em Sacramento data da década de 80, surgiu de uma família do ramo calçadista que tinha o sonho de produzir vinhos.

?Meu pai sempre teve o sonho de produzir vinho e, desde pequeno, as garrafas já faziam parte da minha vida. É um produto que sempre foi muito consumido pela minha família. E fomos atrás desse sonho?, recorda o empresário.  Voltando ao Brasil, Jorge Donadelli procurou a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

                           Foto: Sacramentos Vinifer/Divulgação

?Lá encontramos um estudo sobre videiras para a produção no inverno. Em seguida buscamos mais informações, já que a região da Serra da Canastra tem uma característica parecida, em função dos dias quentes (média de 25°C) e noites bastante frias (variação entre 3ºC e º5C). Na época, o especialista que conduzia os estudos visitou nossas terras e confirmou que tínhamos, realmente, condições de plantar uvas, diante das características da região?, diz Jorgito.

Desde então, pai e filho seguem estudando e fazendo pesquisas rumo ao sonho de produzir vinhos. Hoje, as uvas são transportadas à cidade gaúcha de Caxias do Sul, um dos principais polos globais de produção de vinho, para dar continuidade ao processo. 

Dois anos para a primeira vindima - A Serra da Canastra sempre foi reconhecida mundialmente pelos famosos queijos, cafés e pela produção de leite. Embora videiras não sejam um tipo de cultivo comum na região, as plantações passaram a registrar presença já há algum tempo.

E o filho de Jorge Donadelli não imagina que o vinho desejado pelo pai teria tanto prestígio em tão pouco tempo. ?Plantamos em 2018 e fomos fazer a primeira vindima em 2021. E, foi, justamente no ano da nossa primeira safra que a uva foi campeã. Desconheço um vinho que tenha sido tão premiado logo na sua primeira safra histórica. Agora, a história se repete com a premiação da segunda safra da mesma uva?, comemora.

Alejandro Cardozo detalha as características do processo de vinificação da uva da Sacramentos Vinifer | Foto: Sacramentos Vinifer/Divulgação

A vinificação - A fazenda em Sacramento também tem produção da casta sauvignon blanc, porém a casta syrah é a que marca a história da vinícola, em que toda a produção de fermentação e sanitário é conduzido pelo enólogo, Alejandro Cardozo.

Segundo Cardozo, a fermentação ocorre com cerca de 66% de cachos inteiros e sem passagem por madeira, resultando em uma fruta limpa e de qualidade, seguida de notas especiadas, defumadas, de ervas e florais.

O especialista ressalta que diferencial da bebida está no sabor fresco e cheio de vivacidade, com uma acidez que dá contrate à textura mais encorpada e firme. 

Exportação - Jorgito Donadelli ainda segue com os estudos sobre sua plantação. Segundo ele, há informações importantes que precisam ser pesquisadas a fim de contribuir com o processo de expansão dos negócios. Ele conta que, devido à produção ser menor, ainda não realiza a exportação dos rótulos. Mas, deseja, em breve, levar os produtos da Sacramentos Vinifer para outros mercados.

?Como nossa produção é toda escoada pelo Brasil, trabalhamos com venda apenas pelo e-commerce e via WhatsApp. Mas, no decorrer do nosso crescimento, não está descartada a exportação?, revela. *DiariodoComercio/MG/Dione AS





Read more...