Notícias do Pomar

Vitis Aurora apresentará inovações e tecnologias aplicadas no cultivo da uva

6a feira realizada pela Vinícola Aurora ocorre nos dias 25, 26 e 27 deste mês, em Pinto Bandeira. Aberto ao público em geral, evento terá mais de 70 expositores com soluções para o manejo em todos os ciclos da videira


Vitis Aurora ocorrerá em formato de circuito na área da cooperativa em Pinto Bandeira

A evolução do vinho brasileiro nas últimas décadas não é coincidência ou obra do acaso. Para atingir patamares de qualidade que colocam o país entre os principais produtores do Novo Mundo, ocorreu uma verdadeira revolução tecnológica que começa no vinhedo e que pode ser apreciada na taça. Uma amostra deste processo poderá ser conferida no 6º Vitis Aurora, que será realizado nos dias 25, 26, 27 deste mês, no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. A empresa é maior cooperativa vinícola do Brasil.

Em formato de circuito, o evento reunirá mais de 70 expositores, apresentando variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Aberto ao público em geral, o Vitis Aurora deverá reunir especialmente agricultores, estudantes e profissionais das áreas de agronomia e de enologia.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, informa que as unidades técnicas da cooperativa apresentarão as inovações tecnológicas no manejo e cultivo da videira que são desenvolvidas nas propriedades dos viticultores associados à empresa.     

"Vamos apresentar uma série de projetos e programas de pesquisa que são realizados pela equipe de agrônomos da Aurora. São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade da matéria-prima, auxiliar na gestão de propriedade, reduzir custos de produção, reduzir os impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor", relata.     


Bonafé cita como exemplos que serão demonstrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas como estratégias para a poda e do sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop). Também serão apresentados os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, além de novas tecnologias para aplicação de tratamentos fitossanitários.  O programa Juntos para Competir, realizado através da parceria entre a Aurora, o Senar e o Sebrae e que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também terá um espaço de demonstração que inclui informações sobre o Programa Alimento Seguro (PAS) para a uva.

Com 1,1 mil famílias associadas, a Vinícola Aurora produz mais de 60 variedades de uvas, cultivadas em 2,8 mil hectares de área. As famílias cooperadas estão presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi.

Expositores englobam todos as etapas do ciclo produtivo - O 6º Vitis Aurora trará expositores que apresentarão soluções para uso em todas as etapas do ciclo da videira. O circuito começa com as estruturas para construção de vinhedos, passa por viveiros com produção de mudas certificados pelos órgãos oficiais e com demonstração de sistemas de irrigação. Outras soluções para amenizar os impactos das intempéries, como a cobertura plástica de vinhedos e informações sobre seguro agrícola, também compõem as atrações da amostra.

O maquinário completo que é utilizado na parreira e em outras atividades da propriedade, como tratores, pulverizadores, máquinas para colheita da uva e implementos, fertilizantes, defensivos agrícolas, caminhões e veículos de passeio completam o circuito do Vitis Aurora. Também serão realizadas, ao longo da exposição, palestras técnicas sobre manejo no cultivo da videira e ao dia a dia no campo.       

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, ressalta que o evento é uma oportunidade para que tanto os associados à cooperativa como outros agricultores possam conhecer as novidades relacionadas à viticultura. O presidente acrescenta que a empresa tem desenvolvido diversos projetos que visam a qualificação da produção, a redução de danos ao meio ambiente e à saúde e de melhorias na gestão das propriedades rurais.  

"O Vitis Aurora é uma feira que não visa o lucro, ou que tenha um aspecto mais comercial. É um evento voltado para melhorar o manejo e para levar informações que ajudam no dia a dia do produtor rural. Também é uma oportunidade de trocar experiências com outros agricultores, acessar tecnologias que já estão disponíveis e melhorar a rentabilidade do negócio", destaca Tonello.

O 6º Vitis Aurora tem apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização é da Vinícola Aurora.

*Assessoria de Imprensa da Vinícola Aurora - MCom Comunicação (@mcomcomunicacao) - Camila Ruzzarin/Cassiano Farina/

Mickaelly da  Silva: [email protected] | (54) 3538.3048 

Comments