tecnologia

Como a tecnologia de polinização suplementar pode maximizar o ganho em produção e qualidade no seu pomar de maçã?

A pesquisa sugere que a polinização suplementar não apenas aumenta a frutificação, mas também melhora a qualidade nutricional dos frutos, influenciando positivamente o sabor e a textura


A polinização é um fator crucial na produção de maçãs, influenciando não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos frutos. Um estudo realizado por Ulrika Samnegård e colaboradores na Universidade de Lund, na Suécia, revelou que a polinização suplementar pode ter um impacto significativo na qualidade dos frutos de maçã, além de aumentar a frutificação.

Resultados do Estudo:

  1. Maior Frutificação: O experimento foi conduzido com diferentes variedades de maçã, incluindo a 'Fuji'. A polinização suplementar resultou em taxas de frutificação significativamente mais altas. 2. Aumento do Teor de Matéria Seca (TMS): O estudo revelou que a polinização suplementar está associada a um maior teor de matéria seca nos frutos. Um maior TMS é desejável, pois está diretamente relacionado à preferência do consumidor, resultando em maçãs mais saborosas e atraentes no mercado. A pesquisa sugere que a polinização suplementar não apenas aumenta a frutificação, mas também melhora a qualidade nutricional dos frutos, influenciando positivamente o sabor e a textura. 3. Redução de Distúrbios Pós-Colheita: Além de melhorar a frutificação e a qualidade, a polinização suplementar também foi associada a uma menor incidência de distúrbios pós-colheita durante o armazenamento. O estudo indicou que maçãs provenientes de flores que receberam polinização suplementar apresentaram uma relação K:Ca (potássio:cálcio) mais equilibrada, o que está ligado a uma menor incidência de problemas como a podridão e outros distúrbios durante o armazenamento. Isso significa que as maçãs colhidas têm uma vida útil mais longa e são menos propensas a problemas que podem levar ao descarte.

Fonte: Artigo (Samnegård et al., 2019). Figura 1. Tamanho inicial de fruto com diferentes tratamentos (Poll. exclusion = sem pólen; Nat. poll. = polinização natural; Supple. poll. = polinização suplementar)

Referência: Samnegård, U., Hambäck, P. A., & Smith, H. G. (2019). Pollination treatment affects fruit set andmodifies marketable and storable fruit quality of commercial apples. R. Soc. open sci. 6: 190326. Link para o artigo - https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.190326.

Os benefícios do trabalho citado com a polinização suplementar foi realizada em escala manual, porém, no Brasil já existe tecnologia de Polinização Suplementar Mecanizada para diversas culturas como a Maçã, por exemplo, conheça um pouco mais:

Fonte: Foto Kolecti. Figura 2. Máquina extratora de anteras desenvolvida pela Kolecti para processar pólen em grande escala, para flores polinizadas por insetos (entomófilas)

Fonte: Foto Kolecti. Figura 3. Unidade móvel de processamento de pólen para secagem, beneficiamento, avaliação da qualidade e conservação do pólen, com agilidade no local de coleta

Fonte: Foto Kolecti. Figura 4. A kolecti traz com exclusividade ao Brasil a parceria com a empresa norte-americana na Dropcopter, com dispenser preciso para dispersão aérea de pólen via drone

Fonte: Foto Kolecti e Dropcopter. Figura 5. Tecnologia de polinização suplementar aérea mecanizada via drone, com dispenser da Dropcopter, parceira exclusiva da Kolecti no Brasil

Fonte: Kolecti. Figura 6. Tecnologia de polinização suplementar mecanizada terrestre desenvolvida pela kolecti, podendo ser utilizada em áreas teladas de cultivo de maçã

Benefícios da Polinização Suplementar Mecanizada:

  • Funciona como um "Seguro Agrícola" para períodos de chuva na floração ou falta de sincronia entre as cultivares. Técnica recomendada para suprir a "janela crítica" da floração (quando a flor está receptiva, porém não há pólen disponível). Reduz a dependência de abelhas para polinização e manejo de colmeias. Evita a necessidade do "Buquê". Permite maior "liberdade" na escolha e variação do polinizador. Melhora a qualidade do fruto e aumenta a produtividade. Uma alternativa para a variedade Gala, que é extremamente exigente em polinização e alternância de ciclo da Fuji. 
  • Durante a coleta das flores, você "ganha" um raleio manual da área, no caso da maçã. Uma forma de avaliar os resultados do aumento de produção comparando tratamentos de polinização suplementar com outras tecnologias complementares, é o uso do Cartographer - Green Atlas (https://www.revistadafruta.com.br/noticias-do-pomar/fruticultura-de-precisao-no-brasil-a-parceria-kolecti-e-green-atlas-transformando-a-gestao-e-manejo-de-pomares,444362.jhtml), um cartógrafo terrestre de monitoramento de pomares capaz de fazer a contagem de tudo que é visível aos olhos, como número de frutos, com agilidade e precisão.
  • Os pontos em roxo indicam maior densidade de frutos naquela região do mapa, comparando com os pontos em amarelo de menor quantidade de frutos.

Fonte: Kolecti. Figura 7. Mapa do Cartographer Green Atlas com os resultados da distribuição do número de frutos nas áreas, com diferentes tratamentos em um pomar de maçã

Para saber mais sobre como a Tecnologia de Polinização Suplementar pode beneficiar seu pomar, entre em contato com a Kolecti pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 99205-3050.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe como estamos ajudando a transformar a fruticultura no Brasil:

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube

Comments

SEE ALSO ...