tecnologia

Jacto Digital HackTalents atrai novos talentos para o Agro Digital

Objetivo do programa, que aconteceu entre 6 e 11 de dezembro, com mentorias e pitchs online, foi criar soluções para tornar a vida do agricultor mais simples, eficiente e sustentável


Objetivo do programa, que aconteceu entre 6 e 11 de dezembro, com mentorias e pitchs online, foi criar soluções para tornar a vida do agricultor mais simples, eficiente e sustentável, além de buscar novos talentos para conhecerem a Jacto e identificarem outras oportunidades em desenvolvimento de software

A evolução na agricultura, pautada pelas tecnologias digitais, vem revolucionando o setor. A tomada de decisão baseada em dados passa a ser um tema muito relevante no dia a dia do agricultor.

Por isso, empresas do agronegócio têm se empenhado para desenvolver e disponibilizar tecnologias acessíveis tanto ao pequeno como ao grande produtor, que sejam de fácil usabilidade e tornem a rotina do agricultor mais prática e eficiente.

Com esse cenário em mente, o primeiro Jacto HackTalents reuniu de forma 100% digital entre os dias 06 e 11 de dezembro, alunos e profissionais do mercado de Tecnologia da Informação para buscar soluções que promovam um agro inovador, sustentável e tecnológico.

O programa recebeu mais de 100 inscritos de todo o Brasil. Destes, foram selecionados 45 para participarem da maratona divididos em nove equipes, de acordo com suas habilidades, como tecnologias de front endback endmobile, entre outras.

"Foram nove horas de mentorias com profissionais de TI e RH durante todo o processo e, ao final, em um pitch de 10 minutos, as equipes apresentaram suas ideias e seus projetos para a comissão julgadora", explica Guilherme Panes, gerente de desenvolvimento de negócios da Jacto. O gestor acrescenta a importância do evento para a Jacto, que já tem uma nova edição programada para acontecer em 2022.

"Para a Jacto foi uma oportunidade de mostrar à comunidade de desenvolvimento de software e toda a sociedade que existem inúmeras oportunidades de criar soluções que agregam valor ao agricultor, reduzem custos e aumentam a produtividade. Temos vagas de trabalho nesta área e queremos investir no crescimento de novos profissionais" explica.

Ao final da maratona, três grupos foram vencedores e premiados com 1° lugar (R$ 5.000,00), 2° (R?3.000,00) e 3° (R? 2.000,00).

"Os vencedores foram times mistos, com integrantes de diferentes regiões. Como o foco do evento eram soluções para um Agro Inovador, Digital e Sustentável, tivemos muitas soluções diferentes, desde algoritmos de inteligência artificial, solução para verificar aptidão dos operadores no momento da operação, até a locação de máquinas. As ideias são interessantes e vão ser amadurecidas a partir de agora", comenta Panes.

Para o próximo ano, já está programada uma nova edição do Jacto Digital HackTalents. A divulgação será feita pelo site e redes sociais da Jacto e parceiros.

*OZ Conteúdo - Livia Borges - [email protected] Fernanda Cicillini[email protected]

Comments