tecnologia

Microquimica Tradecorp evita emissão de 9 mil toneladas de CO2 com embalagens ecológicas

Relatório da ONU aponta que, no mundo, menos de 2% das embalagens de plástico são reutilizáveis; anualmente, cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas


A Microquimica Tradecorp, empresa brasileira parte do Grupo ROVENSA, holding portuguesa líder em agricultura sustentável, também está investindo em iniciativas favoráveis ao meio ambiente, como o uso de embalagens ecológicas. O intuito é reduzir as emissões de CO2 na atmosfera e, assim, fazer parte de um compromisso ambiental que visa frear os impactos das mudanças climáticas.
Atualmente, de acordo com um relatório da ONU e da Fundação Ellen MacArthur (EMF, sigla em inglês), menos de 2% das embalagens de plástico no mundo são reutilizáveis, gerando um impacto gigantesco de plástico virgem ao meio ambiente todos os anos. São cerca de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas mundialmente a cada ano, gerando materiais que levam entre 450 a 500 anos para se decompor.

As iniciativas da Microquimica Tradecorp nesse sentido já fazem quase uma década: em 2012, a empresa passou a utilizar embalagens e tampas recicladas, oriundas do sistema Campo Limpo/inpEV, evitando, a cada 8,5 milhões de unidades de produtos, a emissão de 9 mil toneladas de CO2 . Para se ter uma ideia, para compensar essa emissão seria necessário plantar um total de 65 mil árvores. Atualmente, cerca de 80% do volume de entregas utiliza essas embalagens.

"Para a Microquimica Tradecorp, é muito importante esse alinhamento com pautas sustentáveis e de redução das mudanças climáticas a longo prazo, especialmente agora que fazemos parte do grupo ROVENSA, que tem como missão alimentar o mundo por meio de uma agricultura sustentável e saudável, colocando muito esforço nessas questões por meio deum alinhamento às pautas ambientais da ONU e às demandas da União Europeia. No Brasil, também queremos dar nosso exemplo", explica Seigler Neves, gerente industrial da Microquimica Tradecorp.

A busca por mais sustentabilidade colocou a Microquimica Tradecorp como a única do ramo de fertilizantes foliares que utiliza embalagens Ecoplástica®, com o selo Ecotriex® e Ecocap®, que dão aos consumidores a certeza de que estão adquirindo um produto embalado com o plástico mais ecoeficiente do mercado: trata-se de um produto desenvolvido com uso de resina reciclada, com baixa emissão de gases de efeito estufa e que elimina - de fato - resíduos da atividade agrícola. Além disso, são embalagens que oferecem estanqueidade (zero vazamento), robustez, não se deformam e não se rompem facilmente - fatores essenciais para a logística e manuseio do dia a dia do agronegócio brasileiro. O Sistema Campo Limpo faz parte do inPEV (Instituto Nacional de Processamento Embalagens), gerido por mais de 100 empresas fabricantes e/ou registrantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor, incluindo a Microquimica Tradecorp.

Desenvolvimento Sustentável da ONU - A espanhola Tradecorp, que adquiriu a Microquimica Tradecorp em 2019, também dá exemplo em soluções sustentáveis com a redução do uso de embalagens plásticas. O intuito é eliminar o uso de 35.000 kg de polietileno por ano - o que corresponde a 115.000 kg de emissões de CO² a menos no período; Essa medida reflete o compromisso ambiental da nossa empresa com um padrão mais sustentável de produção e consumo. Juntamente com nossos fornecedores, estamos colaborando para identificar e implementar novas oportunidades de redução de resíduos, eficiência energética e descarbonização, explica o diretor industrial da Tradecorp, David Martín. Todas essas iniciativas fazem parte do plano de sustentabilidade da empresa, que já inclui o uso de energia 100% renovável em todas as fábricas da Tradecorp na Espanha, bem como o uso de papelão reciclado em suas caixas. Os próximos projetos da agenda incluem a redução do peso de suas caixas e o uso de plástico reciclado em suas garrafas.

Esse trabalho está alinhado com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS12, ODS 13), e faz parte do compromisso do Grupo Rovensa de contribuir para um futuro zero líquido. As ações são integradas ao Grupo Rovensa, que tem como compromisso tomar medidas que cortem embalagens plásticos e diminua as emissões de gases de
efeito estufa, a fim de conter as mudanças climáticas e seus impactos. O compromisso ambiental da Tradecorp também está alinhado com o "Fit for 55" da União Europeia, que estabelece uma meta de redução de 55% nas emissões de carbono até 2030.

Sobre a Microquimica Tradecorp - A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole. A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax® Biofertilizante, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

 

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição vegetal e recomendações de adubação aos agricultores. Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini, a Fundação Abrinq e Banda Lira Itapirense.  Para mais informações acesse o site www.microquimicatradecorp.com

*MR Comunicação - Ainah Corrêa - [email protected] - Monise Radau - [email protected] - Fone: (11) 2449-4918 - www.mrcomunica.com.br

Comments