tecnologia

O que são os BioRacionais, soluções que a Sumitomo Chemical traz para o mercado agrícola?

Produtos biológicos ou de origem natural, os BioRacionais atuam tanto na proteção de plantas como na produtividade ou na melhor qualidade da produção


Do lado esquerdo, uva com a utilização do ProTone

Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, a Sumitomo Chemical traz como filosofia a eficiência das soluções com sustentabilidade. E o pioneirismo em pesquisa e desenvolvimento de produtos BioRacionais é o maior exemplo disso. Os produtos são seletivos, com ações específicas em doenças que atacam as lavouras, e totalmente sustentáveis.

De acordo com Ronald Weber, agrônomo e head de BioRacionais da Sumitomo Chemical para a América Latina, é regra do BioRacional ter uma ação seletiva, combatendo somente o alvo para o qual foi desenvolvido, podendo ser utilizado na agricultura convencional e orgânica. "A natureza é muito sábia e a gente está conseguindo aproveitar de uma forma mais tecnológica alguns recursos milenares, que sempre funcionaram naturalmente".

O mesmo conceito foi ampliado pensando também na saúde do solo. "Hoje a saúde do solo passou a ser um novo foco da empresa, reconhecendo a contribuição de um solo saudável para melhor produção de plantas, de plantas mais tolerantes a estresses e que permitam promover uma maior produtividade", reforça Weber. Sobre a saúde do solo, a empresa prepara o lançamento de um novo produto a base de fungos micorrízicos arbusculares que interagem com o sistema radicular da planta, melhorando acesso e aproveitamento de água e nutrientes no solo.

Os BioRacionais têm como base componentes microbianos, extratos vegetais e também reguladores vegetais. A aplicação de reguladores reforça os balanços hormonais que promovem as mudanças fisiológicas nas plantas e contribuem para acelerar ou fortalecer a produção de alimentos.

Portfólio -  Entre as soluções disponíveis pela Sumitomo Chemical ao produtor rural estão os inseticidas biológicos à base de Bacillus thuringiensis. O DiPel, que em 2021 comemorou aniversário de 50 anos do primeiro registro nos Estados Unidos, é um inseticida largamente utilizado no controle de lagartas de difícil controle.

Outros BioRacionais, bem conhecidos pelo produtor rural, são os reguladores vegetais Maxcel e ProGibb. O primeiro tem como característica melhorar a arquitetura da soja para buscar maior número de nós produtivos. Já o ProGibb atua no momento do florescimento, melhorando a fixação das flores e assegurando maior número de vagens por planta. A combinação das duas soluções visa o aumento da produtividade da lavoura de soja.

Já o ProTone, outro regulador vegetal, é voltado à uva de mesa colorida, para melhorar a coloração delas, elevando o valor comercial para o produtor. Lançado em setembro de 2021, o Aveo é um BioRacional feito de Bacillus amyloliquefaciens aplicado no tratamento de sementes de soja e oferece uma proteção para o desenvolvimento inicial da planta, criando um biofilme contra nematoides - que atacam as raízes.

"Estamos investindo bastante em pesquisa e desenvolvimento para trazer soluções biológicas para o produtor rural, que começou a incorporar as soluções BioRacionais no seu manejo das lavouras. E a aposta é que esse mercado tende a se fortalecer cada vez mais, atuando de forma integrada com as soluções convencionais já utilizadas atualmente, agregando mais sustentabilidade a cada dia no manejo das lavouras", destaca o head da Sumitomo Chemical.

Sobre a Sumitomo Chemical - Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030. *Luis Fernando Duarte/Página 1 Comunicação - [email protected]

Comments