Tecnologia que auxilia na gestão e produção de banana

A tecnologia pode medir dados de campo, como fluxos, cachos, paletes, colheita e pesagem de frutas. Ele também analisa o manejo populacional, o plano de melhoramento agronômico, monitora doenças (como a Sigatoka)

18/01/2025 14:30
Tecnologia que auxilia na gestão e produção de banana

Você sabia que a fruta mais consumida no mundo é a banana? Isso foi indicado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que estima que mais de 150 milhões de toneladas de bananas são produzidas a cada ano.

No contexto da produção e consumo de frutas, a tecnologia se tornou uma importante aliada do setor. Um exemplo disso é o FARMS, da Compagnie Fruitière, que busca dar respostas a problemas de desempenho, custos e gestão, além de reduzir a pegada ambiental graças à agricultura de precisão.

Foi assim que em 2016 começaram a desenvolver uma tecnologia para automatizar a captura de dados por meio de aplicativos móveis. A empresa disse que ?todos os módulos foram projetados gradualmente em colaboração direta com as partes interessadas no campo?.

Em 2024, o FARMS estará disponível para todos os produtores de banana e banana-da-terra do mundo por meio da subsidiária tecnológica da Compagnie Fruitière: FARMS DIGITAL.

Tecnologia a serviço dos agricultores - A tecnologia permitiu que os agricultores administrassem com sucesso suas plantações internacionalmente. A FARMS opera como uma verdadeira torre de controle especializada na produção de bananas, do cacho até a planta de embalagem.

Dessa forma, auxilia na tomada de decisões em tempo real com dados confiáveis, geolocalizados e com visão intraparcela. Os dados são coletados por meio de dispositivos móveis que leem códigos de barras presos aos cachos de banana até a unidade de embalagem, onde são pesados, permitindo a geolocalização exata das informações. Dessa forma, os produtores podem tomar decisões confiáveis ??e ter previsões precisas para qualquer eventualidade.

A empresa disse que os dados são carregados diariamente no software e protegida na nuvem, portanto não há necessidade de conexão com a internet nas plantações, apenas na unidade de embalagem.

A tecnologia pode medir dados de campo, como fluxos, cachos, paletes, colheita e pesagem de frutas. Ele também analisa o manejo populacional, o plano de melhoramento agronômico, monitora doenças (como a Sigatoka) e permite o monitoramento do trabalho de campo e da mão de obra.

O software pode ser perfeitamente conectado a aplicativos relacionados via API: estação meteorológica, sistema de irrigação, software de resultados e bônus, etc.

Benefícios para os países produtores - A tecnologia é atualmente utilizada em campos e plantações em vários continentes, em países como Equador, Costa do Marfim, Camarões e Gana. Em breve estreará na Costa Rica, Colômbia, Guatemala, República Dominicana e Honduras.

O software oferece muita análise de dados, ?com precisão de 1 metro para geolocalização. Além de ser um software que permite uma gestão precisa da produção, ele também permite maior produtividade e redução de custos, melhorando a qualidade da colheita."

Também permite previsões precisas de produção para melhorar as vendas, além de melhorar a gestão da produção por meio de melhor controle do nível de infestação.

Dessa forma, os produtores podem reduzir as perdas em nível de cachos esquecidos, diminuindo o nível de furtos e cachos rejeitados, e podem aumentar a densidade populacional e o número de cachos colhidos, além de gerenciar melhor os riscos.

Um exemplo disso é que os produtores têm lucrado até 7% das flores, além de sua recuperação ter passado de 95% para 99%.

O uso da tecnologia agrega valor a todos os atores da cadeia produtiva da banana, desde produtores, associações, grupos de produtores, empresas exportadoras de banana, entre outros atores do setor.

A empresa busca transferir a tecnologia para outras árvores frutíferas, como abacaxi e cana-de-açúcar.

Como acessar a tecnologia - A assinatura é mensal por hectare de cultivo. O cliente escolhe o tipo de serviço que deseja, com as aplicações que necessita.

A assinatura inclui o investimento em terminais portáteis com garantia de três anos, bem como a implantação e treinamento das equipes de referência de campo, pois o objetivo é que o cliente/produtor tenha autonomia na implantação. *Macarena Bravo/PortalFruticola ? 17/01/2025.





Read more...