Eventos

ABE elege Enólogo da Safra das Safras

Escolha é feita pelos associados da ABE, que podem votar até dia 20 de novembro


Leandro Santino foi eleito Enólogo do Ano 2019

O Dia do Enólogo foi celebrado em 22 de outubro, data que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) completou 44 anos, mas ao contrário de anos anteriores a entidade optou por não realizar o tradicional encontro dos associados em razão da pandemia da Covid-19. Com esta mudança, a escolha do Enólogo do Ano foi adiada, mas não cancelada. E diante da 'Safra das Safras' a eAssociação resolveu encerrar 2020 fazendo esta homenagem a quem se dedica o ano todo do vinhedo à garrafa. Eleito pelos colegas de profissão, o Enólogo do Ano 2020 será conhecido em dezembro. Os associados podem votar pelo site www.enologia.org.br até o dia 20 de novembro.

Desde 2004, a ABE já homenageou 16 enólogos. "Quando 2020 começou fomos presenteados com a 'Safra das Safras'. Estamos enfrentando um momento difícil do ponto de vista da saúde, mas que tornou o vinho brasileiro a bebida da pandemia. Realizamos o maior Brazil Wine Challenge da história e uma Avaliação Nacional de Vinhos que levou o vinho do Brasil para a casa dos apreciadores, quebrando paradigmas. Não poderíamos deixar de reverenciar o artífice do vinho, justamente num ano que certamente servirá de marco para a vitivinicultura nacional", destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

Mesmo que à distância e sem aquele encontro de taças, a ABE não vai deixar de mobilizar seus associados para fazer este reconhecimento a quem aporta ao mundo do vinho conhecimento, sensibilidade e prazer. A homenagem vai além do profissional, reverenciando toda categoria. O nome do ano da Enologia brasileira deverá ser indicado levando em consideração sua formação em Enologia e Viticultura, trabalho em prol do profissional, estar exercendo a atividade e ter cinco anos de experiência no ramo, ter atuação setorial, promover a inovação tecnológica, ser associado a ABE no mínimo há três anos e estar em dia com a Tesouraria. Cabe destacar que o presidente atual e o da gestão anterior não podem concorrer.

Os três mais votados passam para a segunda etapa sendo pontuados pela sua vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares.

Os mesmos serão avaliados numa terceira etapa por um comitê formado por todos os Enólogos do Ano, gerando uma nova pontuação. Por fim, carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade serão determinantes para a decisão final. O Enólogo do Ano 2020 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.

Retrospectiva dos homenageados:

2004 - Antônio Czarnobay; 2005 - Gilberto Pedrucci; 2006 - Firmino Splendor; 2007 - Adriano Miolo; 2008 - Ismar Pasini; 2009 - Nauro José Morbini

2010 - Lucindo Copat; 2011 - Daniel Dalla Valle; 2012 - Dirceu Scottá; 2013 - Juliano Daniel Perin; 2014 - Delto Garibaldi; 2015 - Christian Bernardi

2016 - Flávio Angelo Zílio; 2017 - Carlos Abarzúa; 2018 - Cedenir Fortunatti; 2019 - Leandro Bianchi Santini

*Lucinara Masiero - Jornalista - [email protected]

54 3052.0066 | 54 99151.0006 | www.conceitocom.com.br

Comments

SEE ALSO ...