Capacitação em Fruticultura Tropical: Açaí é tema da próxima edição
Outro ponto forte desse açaizeiro, de acordo com o especialista, é a maior produtividade. Com essa variedade, é possível chegar a 12 toneladas/ano/ha
A próxima edição do evento Capacitação em Fruticultura Tropical será realizada na terça-feira (15), às 9h, e vai tratar do Açaí. A palestra técnica sobre cultivares, sistema de produção e mercado desse fruto, base da alimentação da população da região Norte do Brasil, será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, João Tomé de Farias Neto. Os interessados podem acompanhar pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook.
Para promover a ampliação do cultivo em terra firme, a Embrapa investiu no melhoramento genético do açaizeiro e, em 2019, lançou a BRS Pai d´Égua. O diferencial da variedade, segundo o pesquisador, é a distribuição bem equilibrada da produção anual, um fato importante para superar a sazonalidade da produção de frutos. "Com irrigação e adubação adequadas, a BRS Pai d´Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro), informou.
Outro ponto forte desse açaizeiro, de acordo com o especialista, é a maior produtividade. "Com essa variedade, é possível chegar a 12 toneladas ao ano por hectare, quatro vezes mais do que o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra firme sem irrigação. Além disso, seus frutos menores rendem 30% mais polpa do que os materiais tradicionais". A ampliação do cultivo do açaí fora da várzea e dos limites regionais tem como marco o desenvolvimento da primeira cultivar de açaizeiro para terra firme, a BRS Pará, lançada pela Embrapa em 2005.
O Brasil produziu em 2020 cerca de um milhão e 700 mil toneladas de açaí nas áreas de várzea (manejo de açaizais nativos) e em terra firme (plantio), sendo a maior parte no estado do Pará (um milhão e 540 mil toneladas). A produção nacional cresceu aproximadamente 10% em três anos e movimentou quase R$ 5 bilhões em 2020, um aumento de R$ 2 bilhões em relação a 2018. A pesquisa agropecuária trabalha para ampliar a produção de frutos de açaí com sustentabilidade econômica, social e ambiental visando atender essa crescente demanda de mercado.
Confira as palestras já realizadas
A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 29 de junho.
Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado.
No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.
O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido. No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.
No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim. O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate.
No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. No dia 30 de novembro foi a vez da da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção cuja palestra técnica foi apresentada pelo pesquisador Fábio Fabeiro. Já a última palestra de 2021 tratou do Abacaxi e ficou a cargo do pesquisador Aristóteles de Matos, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
A manga foi o tema da primeira capacitação de 2022. A palestra Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi apresentada pelo pesquisador Tadeu Graciolli. Em seguida, o assunto foi o sistema de produção do mamão, abordado pelo pesquisador Nilton Junqueira no dia 1° de fevereiro. Ele também apresentou a palestra Graviola: sistema de produção no Cerrado, no dia 22 de fevereiro. E no último dia 8 de março a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Mario do Carmo Raseira, apresentou a palestra Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude.
Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:
Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado - Paulo Cesar Lima Marrocos (pesquisador UMIPI Cacau) - 29 de março de 2022
Caju: sistema de produção - Luiz Augusto Lopes Serrano (Embrapa Agroindústria Tropical) - 12 de abril
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado - Jony Yuri (Embrapa Semiárido) - 26 de abril
Assista a todas as palestras da Capacitação em Fruticultura Tropical aqui.
Serviço:
Açaí: cultivares, sistemas de produção e mercado
Quando: 8 de março, às 9h
Onde: https://www.youtube.com/
*Contatos para a imprensa - Telefone: (61) 3388.9945 - [email protected]
Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO - Embrapa Cerrados - (61) 3388 - 9891/9945 - [email protected]/www.embrapa.br/cerrados