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Consevitis-RS marca presença na Wine South America com promoção do suco de uva brasileiro e Projeto Comprador

Desde 1985, o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a desenvolver cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, visando aprimorar a qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro


Suco de uva brasileiro terá destaque do estande coletivo do Consevitis-RS na WSA

Desde 1985, o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a desenvolver cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, visando aprimorar a qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro, tanto nos polos tradicionais, como o sul do país, quanto nas novas fronteiras: as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

 

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) marca presença na Wine South America com uma ação para promover o suco de uva brasileiro. A entidade estará presente na quarta edição da feira profissional de vinhos, de 12 a 14 de setembro, em Bento Gonçalves (RS), através de parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), no Termo de Colaboração FPE nº 4837/2022. No estande coletivo, os visitantes poderão conhecer os produtos de quatro vinícolas (Casa Madeira, Econatura, Garibaldi e Nova Aliança) e aprender sobre a bebida.

A Embrapa Uva e Vinho também terá espaço no estande do Consevitis-RS apresentando as cultivares BRS Cora, BRS Violeta, BRS Carmem, BRS Magna e Isabel Precoce, desenvolvidas pelo seu Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. Cor violácea intensa, altos teores de açúcar, elevada produtividade, acidez equilibrada, aroma e sabor das tradicionais variedades de Vitis labrusca são as características indispensáveis que a fruta deve apresentar para resultar em um bom suco, segundo destaca o pesquisador Giuliano Elias Pereira.

Desde 1985, o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a desenvolver cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, visando aprimorar a qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro, tanto nos polos tradicionais, como o sul do país, quanto nas novas fronteiras: as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

O presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, destaca a importância da realização da Wine South America na Serra Gaúcha, principal região produtora de uvas e vinhos do Brasil. "Nos enche de orgulho, pois é a oportunidade de mostrar ao público que temos excelentes produtos, muitos deles consumidos em outros países. A Wine South America cumpre um papel fundamental ao atrair para a Serra Gaúcha milhares de visitantes nacionais e internacionais, que têm a chance de conhecer a força do setor. Além de fomentar o fechamento de novos negócios, a feira proporciona ao público momentos valiosos de troca de conhecimento sobre métodos de elaboração e novas variedades. Além disso, é um palco onde se abrem conversas sobre questões que envolvem a cadeia produtiva da uva e do vinho, como tributação e combate ao descaminho. A Wine South America também impulsiona o turismo da região, movimentando empreendimentos e colaborando para o fortalecimento de todos os envolvidos", salienta Rebellatto.

 

Compradores internacionais terão rodadas de negócios com 28 vinícolas brasileiras no

espaço exclusivo do projeto setorial Wines of Brazil. Foto: Consevitis-RS, Divulgação

Projeto Comprador traz 13 profissionais de quatro continentes - Além do estande coletivo para promoção do suco de uva brasileiro, o Consevitis-RS realizará, durante a Wine South America, mais uma edição do Projeto Comprador Internacional. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 13 compradores de três continentes (América: Estados Unidos e Peru; Europa: Bélgica, Irlanda, Reino Unido e Rússia; e Ásia: China, Japão e Singapura) participarão de uma missão na Serra Gaúcha cujo objetivo é impulsionar as vendas de vinhos, espumantes e sucos de uva no mercado externo. 

Os importadores e distribuidores convidados revendem para estabelecimentos on trade (restaurantes, bares, hotéis, etc.) e off trade (supermercados, liquor storeswine shops, online, etc.). A agenda inclui três ações promocionais: 1) Masterclass Wines of Brazil: degustação educacional guiada por um sommelier, apresentando o potencial do setor e as regiões vitivinícolas; 2) Visitas técnicas a vinícolas para conhecer o processo produtivo e as tecnologias; 3) Rodadas de negócios internacionais em espaço exclusivo do projeto setorial Wines of Brazil na Wine South America. 

Pela primeira vez, a ação trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior. Este ano, as rodadas de negócios terão a participação de 28 vinícolas de cinco Estados diferentes (RS, SP, BA, MG e DF), número recorde desde o início e 40% a mais se comparado a 2022.

Em 2022, esse mesmo projeto realizado na Wine South America gerou uma perspectiva de negócios de USD 205 mil, já durante a feira, e perspectivas de USD 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes.

"Por meio do Projeto Comprador Internacional, conseguimos proporcionar diretamente a experiência, demonstrar a qualidade do produto e comprovar a pujança do mercado de vinhos brasileiros para os importadores. E, claro, beneficiar diretamente as vinícolas brasileiras através do incentivo que acontece nas rodadas de negócios internacionais, nas quais as 28 vinícolas brasileiras terão a oportunidade de negociar diretamente com os 13 compradores que virão. Por isso, o Projeto Comprador é uma das nossas ações promocionais mais importante", afirma o gerente de promoção para mercado externo Consevitis-RS, Rafael Romagna.

Resultados positivos no primeiro semestre - As exportações de vinhos e espumantes brasileiros cresceram 1,7% de janeiro a junho de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Em valores, no primeiro semestre deste ano, as vinícolas brasileiras exportaram o total de USD 5.775.799, sendo Uruguai, Estados Unidos, Paraguai e China os principais destinos dos rótulos nacionais. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

A maior parte do market share das exportações do setor (80,94%) é de vinhos tranquilos, mas o segmento de espumantes tem apresentando um dinamismo surpreendente. Considerados o carro-chefe na promoção setorial no mercado internacional, os espumantes elaborados pelo método tradicional tiveram aumento de 5,4% nas exportações de janeiro a junho de 2023 em relação aos seis primeiros meses do ano anterior. Já as exportações dos espumantes elaborados pelo método Charmat dobraram de valor, com crescimento de 108%. A categoria passou de USD 114,9 mil em 2022 para USD 239,3 mil este ano. 

Em 2022, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto e, consequentemente, a valor exportado. Foram comercializados USD 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021. O Brasil é o sexto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul e o maior produtor de espumantes da América Latina.

Sobre o Consevitis-RS - O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

*Diego Adami | Sublinha! Comunicação

 

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