Eventos

EnoConexão realizará em novembro o 5º Encontro Enoconexão de viticultura e enologia

A sustentabilidade no campo e os impactos das mudanças climáticas na viticultura, além da diminuição do uso de sulfito na elaboração dos vinhos de alta qualidade


A edição anual terá a coorganização do Polo Turístico do Circuito das Frutas de São Paulo e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e trará, principalmente, temas-destaques sobre práticas vitícolas e enológicas mais sustentáveis. 

O 5º Encontro Enoconexão, dedicado aos temas técnicos de viticultura, enologia e enoturismo será organizado pela empresa Enoconexão, em parceria com o Polo Turístico Circuito?das Frutas e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento acontecerá, presencialmente, entre os dias 08 e 10 de novembro no Centro Avançado de Frutas - IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado na cidade de Jundiaí/SP. 

O evento é tradicionalmente reconhecido por?oferecer, gratuitamente, informações técnicas e acadêmicas, apresentar dados setoriais e promover discussões e tratativas que evidenciam e fortalecem o vinho produzido no Estado de São Paulo. 

Este ano o evento ocorrerá de forma presencial privilegiando o contato direto e a troca de informações e experiências entre os participantes e palestrantes. 

Os principais temas desta edição são: a sustentabilidade no campo e os impactos das mudanças climáticas na viticultura, além da diminuição do uso de sulfito na elaboração dos vinhos de alta qualidade. Os temas em evidência serão explanados pelo professor da Universidade Rovira i Virgili, (Espanha), Dr. Fernando Zamora, que atualmente preside a Comissão de Enologia da Uva e do Vinho (OIV). 

Para Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão, o evento demarca o crescimento contínuo do setor da vitivinicultura no Sudeste que, segundo ele, segue em busca do aprimoramento técnico no campo e na vinícola pela interconexão estadual. "O cultivo de uvas está concentrado na região Sul do país, porém, destacam-se cada vez mais, a vitivinicultura de outras regiões, como por exemplo, o vale do Rio São Francisco. O Estado de São Paulo tem o pioneirismo histórico no cultivo de uva, e após as últimas décadas de retração no cultivo, atualmente, o Estado retoma suas áreas cultivadas e ganha destaque internacional na qualidade dos produtos", ressaltou. 

Há pelo menos um século a produção nacional e plantio de uvas está concentrada na região sul do país, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, nas últimas décadas está ainda mais presente, também, no Vale do Rio São Francisco, entre Bahia e Pernambuco; as colheitas de inverno já abrangem locais com altitude entre 700 metros e 1,2 mil metros, com destaque à Chapada Diamantina (BA), os Estados do Sudeste, Goiás e o Distrito Federal. 

A entrada e participação para o 5º Encontro Enoconexão é gratuita, e a programação técnica acontecerá no Centro de Frutas do IAC, localizado em Jundiaí, nos dias 08, 09 e 10 de novembro, das 14h às 21h. Para efetivar a inscrição acesse o link:? https://www.enoconexao.com.br/eventos/ 

Mais informações: Tabata Corso - Tel.: 19.99392-5472 - [email protected]

Comentários