Eventos

Fórum Mundial da Banana aborda TR4, igualdade de gênero e salários

O fórum centrou-se nas melhores práticas em biossegurança, detecção precoce e gestão integrada da doença


O Fórum Mundial da Banana das Nações Unidas (https://www.fao.org/world-banana-forum/en/) aconteceu semana passada em Roma, sede da Organização para a Alimentação e Agricultura.

A quarta edição do evento reuniu 400 stakeholders da indústria bananeira, representando produtores, órgãos governamentais, importadores e exportadores, varejistas, pesquisadores e sindicatos.

"A banana é a fruta fresca mais exportada no mundo em volume e valor económico", disse Víctor Prada, secretário-geral do Fórum Mundial da Banana.

"Isso faz desta cadeia de valor a mais importante do mundo, eu diria, em termos de fruta fresca. Além disso, é uma fonte de rendimento essencial para milhares de famílias rurais nos países em desenvolvimento."

Em 2023, a Prada disse que quase 20 milhões de toneladas de bananas foram exportadas para todo o mundo, num valor estimado em 10,3 bilhões de dólares.

Problemas que a indústria enfrenta - Entre os principais temas da agenda foram a igualdade de género, salários dignos para os trabalhadores e a prevenção do Fusarium TR4. Cada um desses tópicos foi discutido durante o fórum e eventos paralelos, a partir de 11 de março.

A especialista em Desenvolvimento Sustentável Camila Reinhardt Hurtado disse que o tema igualdade de gênero começou a semana.

"É uma questão importante que a indústria da banana enfrenta e consideramos importante poder dedicar tempo suficiente para discutir os vários desafios que as mulheres enfrentam na indústria da banana", disse Reinhardt Hurtado ao PortalFruticola.com.

"As mulheres na indústria enfrentam vários problemas, sendo um dos principais o acesso a oportunidades de emprego numa indústria que é tradicionalmente dominada pelos homens, especialmente em oportunidades de empregos mais estáveis ??e melhor remunerados e também em posições de liderança".

                                 Packing-house da Bananas Fava, em Jundiaí/SP, grande produtora e exportadora da fruta, capa da RF edição de junho/2023 

Ela disse que as mulheres também enfrentam desafios relacionados à sua saúde e segurança, como violência e assédio no local de trabalho.

"A colaboração das partes interessadas é essencial para a realização de atividades de sensibilização e também para a implementação de iniciativas sensíveis e sensíveis ao gênero que possam ter como objetivo quebrar os estereótipos de gênero e as normas culturais que promovem estes vários desafios no setor", disse ele.

Prevenção de doenças - O Fusarium TR4, grande preocupação dos produtores, também foi um tema de grande importância, afirmou o especialista em meio ambiente e sustentabilidade Matheus Cardim F. Lima.

"Reunimos especialistas de todo o mundo e representantes de organizações nacionais de proteção fitossanitária para partilhar as melhores práticas que estão sendo implementadas no terreno e os avanços tecnológicos, como a resistência genética à doença e estratégias de gestão inovadoras", disse.

"A ideia é também envolver produtores, políticos, comerciantes, institutos de pesquisa e varejistas num esforço coletivo contra a doença".

O fórum centrou-se nas melhores práticas em biossegurança, detecção precoce e gestão integrada da doença. O evento também promoveu a ferramenta Water and Carbon Footprint Tool do Fórum Mundial da Banana (https://www.fao.org/world-banana-forum/projects/reducing-carbon-and-water-footprints-in-banana-plantations/carbon-and-water-footprint-tool/en/), para melhorar os esforços de monitorização e avaliação para a mitigação das alterações climáticas. *Portal Frutícola

Comentários