Eventos

Inscrições abertas para o Segundo Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura

O evento é gratuito e vai ser realizado no dia 17 de maio no Senai Petrolina


O II Fórum de Qualidade e Certificações na Fruticultura vai realizado no dia 17 de maio, das 08h às 18:30 no Senai, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. As inscrições são gratuitas até o dia 10 de maio e podem ser realizadas através do link do evento. Reconhecendo a importância da fruticultura para o desenvolvimento do Vale do São Francisco, o objetivo é apoiar e impulsionar o setor na região.

                                      Foto: Revista da Fruta - Outubro/2008 - Petrolina/PE

O evento vai contar com palestras sobre 'Perspectivas da Fruticultura em 2024', 'Oportunidades e Desafios para a Exportação', 'Auditorias de Responsabilidade Social no Agronegócio, Protocolos Sustentáveis e Insumos', entre outros temas. E tem participação de vários profissionais, como Heloisa Nobrega, gestora de agronégocio Sebrae/PE; dos engenheiro agrônomos Alexandre Hakarly e Guilherme Coelho. A programação completa pode ser conferida através do link de inscrição.

O fórum é organizado pela QIMA junto com suas divisões de alimentos QIMA WQS, QIMA IBD e QIMA Produce, tem como propósito promover uma compreensão aprofundada das principais soluções exigidas pelo mercado internacional, abordando perspectivas de mercado, certificações e sustentabilidade. *G1 Petrolina/PE. 

                                              Foto: Juliana Leite/Divulgação

Frutas produzidas no Vale do SF podem ajudar país a exportar U$ 2 bi por ano - O Brasil está caminhando para atingir a marca de 2 bilhões de frutas exportadas por ano. A estimativa foi feita pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, durante a Fruit Attraction - Feira Internacional realizada há 15 anos Espanha, e que aconteceu pela primeira vez este ano em São Paulo (SP).

De acordo com Guilherme Coelho, essa marca brasileira deverá ser atingida "em três anos, no máximo em quatro".

                                    Foto: Cézar Augusto Libório de Lima - Petrolina/PE

"A demanda por frutas no mundo continua crescendo. Abrimos recentemente o mercado de avocado, tangerina e lima para a Índia, que tem 1,4 bilhão de habitantes. Vamos abrir o de uva na China, também com uma população de 1,4 bilhão", afirma ele. "Hoje, 70% do que o Brasil exporta vai para a União Europeia, que tem 500 milhões de habitantes. Temos que correr com as exportações de frutas para onde tem muita gente", declarou Guilherme Coelho à revista Forbes.

                         Foto: Carlos Laerte - Clas Marketing e Comunicação - Petrolina/PE 

Desse número, o Vale do São Francisco - sobretudo com o polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) - tem uma participação relevante nas exportações brasileiras com a uva e a manga, os carros-chefes da Fruticultura irrigada na região. *BlogCarlos Britto

Comentários