Eventos

Maçãs Epagri ganhando o mundo

A dica é que o setor produtivo brasileiro tome como exemplo a estratégia comercial da Sambóa


Recentemente o então presidente da Epagri, Sr. Giovani Canola Teixeira, e o pesquisador da Estação Experimental de Caçador, Dr. Marcus Vinicius Kvitschal, estiveram em missão técnica à Europa para acompanhar de perto a evolução da marca SAMBÓA no mundo.

Dois eventos importantes foram realizados na Europa no mês de Outubro. Entre 4 e 6 de outubro, foi realizada na cidade de Madri, Espanha, a feira FruitAttraction. Essa feira de negócios é uma das mais importantes para o setor de frutas e legumes da Europa, espaço no qual as empresas têm a oportunidade de mostrar seus produtos e marcas ao mundo. Nessa feira, a empresa Rivoira esteve presente expondo seus produtos, entre eles a nova marca mundial de maçãs lançada em abril deste ano, a SAMBÓA. "Essa é a marca que está dando identidade às maçãs das variedades desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Epagri, Luiza, Venice e Isadora, e é resultado de um projeto desenvolvido pela empresa italiana Rivoira em parceria com a empresa francesa IFO", declarouo pesquisador Marcus Vinícius durante viagem à Europa.

A Epagri já mantém acordo de cooperação técnica com a IFO há mais de 22 anos, e foi essa cooperação que resultou no projeto da empresa Rivoira Brazilian variety, cujo slogan de campanha é "ofertar ao consumidor mundial maçãs extra doces, extra crocantes, extra suculentas ao longo dos 12 meses do ano".

Além da visitação à FruitAttraction, a equipe da Epagri também participou do 'Venice Field Day', realizado pela empresa Rivoira no dia 07 de outubro de 2022 em diferentes pomares localizados nas cidades de Dronero, Busca e Verzuolo, região do Piemonte, Itália.

Nesse Dia de Campo foram observados resultados de diferentes sistemas de manejo de plantas evolvendo sistemas de condução (líder central, bibaum e multilíder), espaçamentos de plantio, porta-enxertos, manejo de polinização, tecnologias de raleio, além da avaliação da adaptação dessa variedade às diferentes condições de clima predominantes nos pomares visitados. Em todos os locais, as plantas estavam muito bem brotadas (ausência de blind wood) e com boa arquitetura, alta produtividade, excelente regularidade de tamanho, formato, calibre e cor de frutos, maior facilidade de controle da sarna da macieira (em comparação às variedades Gala e Ambrosia).

Além disso, mesmo na condição de temperaturas extremas ocorridas no verão europeu em 2022, observou-se boa resistência aos danos causados por queimaduras de sol, problema este que foi bastante pronunciado em outras variedades. O sabor das frutas estava excelente, com textura muito crocante e suculenta, e com altos teores de açúcar (> 15ºBrix). Isso mostra a alta qualidade e a ampla plasticidade de adaptação das variedades de macieira desenvolvidas pela Epagri, até mesmo em outros continentes. O Grupo Rivoira prevê rápido crescimento da marca, e com expansão de áreas de plantio das três variedades (Luiza, Venice e Isadora) para até 4.000 hectares em todo o mundo.

A dica é que o setor produtivo brasileiro tome como exemplo a estratégia comercial da Sambóa, e crie oportunidades à consolidação das variedades híbridas melhoradas desenvolvidas no país.

Comentários