Notícias do Pomar

Abanorte lança selo para identificar e valorizar as frutas produzidas no Norte de Minas

Centenas de fruticultores de 29 municípios deverão ser beneficiados com a valorização de seus produtos


Se você for ao sacolão nos próximos dias e encontrar banana, mamão, limão ou manga com um selo onde se lê "100% nortineira", pode ter certeza: essa fruta foi produzida no Norte de Minas. É que seguindo a tendência cada vez mais valorizada da 'indicação geográfica' de alimentos, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) lançou oficialmente, em Janaúba, o selo que atesta a origem e a qualidade das frutas produzidas por seus associados.

A ideia é agregar valor às frutas produzidas na região, unir e reunir os fruticultores, as associações e os parceiros, em torno de uma mesma bandeira: o desenvolvimento. A presidente da Abanorte, Nilde Antunes Lage, disse que a principal missão do movimento é identificar e comunicar os atributos das frutas e, de quebra, aumentar as vendas nacionais e internacionais. "Queremos comunicar para dentro do nosso território e para toda a cadeia distribuidora e consumidora que nós temos as frutas mais saborosas do Brasil", discursou no evento de lançamento.

A presidente da Abanorte, Nilde Antunes e o prefeito de Janaúba, funcionários e produtores brindam o lançamento do Selo

Presente o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, elogiou a iniciativa e disse que 'é preciso potencializar as exportações do segmento para gerar mais renda e empregos aos produtores rurais mineiros'. 

Diversidade de frutas tem até cacau - As principais frutas produzidas no Norte de Minas são: banana, limão, mamão, manga, uva, mexerica ponkan e cacau, mas também tem maracujá, caju, goiaba, atemoia, abacate e coco. Setecentos caminhões de frutas partem, semanalmente, para efetuar entregas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Atualmente, a fruta mais exportada é o limão. 

Produtor precisa passar por check list para receber selo - O novo selo irá beneficiar centenas de produtores de 29 municípios. Para fazer parte da marca, é preciso que o fruticultor e seu produto atendam aos critérios de qualidade pré-determinados. Ele deve ir até a Abanorte e preencher um check-list para ver se o seu produto está apto a receber o selo. Em seguida, será feita uma avaliação in loco para confirmar se, na propriedade, estão sendo realizados todos os cuidados exigidos para a excelência da produção. Toda a fruta selada deve cumprir, rigorosamente, as regras ambientais. Mais informações: Tel:  38 3821-2936 - email: [email protected]*ItatiaiaAgro/Maria Teresa Leal - 19/04/2024

Comentários