Cientistas descobrem um fungo que combate ameaças às plantações de banana
O grupo descobriu que o Bc é mais eficaz no controle biológico de brocas da bananeira adultas do que B. bassiana
A broca da bananeira Cosmopolites sordidus e a doença da murcha de Fusarium, causada pelo fungo do solo Fusarium oxysporum, estão entre as pragas mais prejudiciais que ameaçam os meios de subsistência dos bananicultores, que enfrentam grandes desafios na tentativa de controlá-los.
O primeiro é uma espécie de gorgulho que perfura o rizoma da planta (o caule subterrâneo que produz raízes e brotos), enfraquecendo seu sistema radicular, reduzindo a absorção de nutrientes e reduzindo significativamente o rendimento. O inseto adulto também se espalha e aumenta a infecção por outros patógenos. A murcha de Fusarium, popularmente conhecida como mal do Panamá, é uma doença fúngica que bloqueia o fluxo de água e nutrientes, se espalha rapidamente e acaba matando a planta.
De acordo com a Phys Org, as plantações comerciais exigem uma combinação de práticas de manejo para mitigar seus efeitos, incluindo o controle biológico. Cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Brasil, estado de São Paulo, e do Escritório Regional para as Américas da Bioversity International na Colômbia, com o apoio de pesquisadores da Agência de Tecnologia de Agronegócios de São Paulo (APTA) na região do Vale do Ribeira e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O fungo é chamado de Beauveria caledónica e foi encontrado no Vale do Ribeira, importante área de cultivo de banana no sul do estado de São Paulo.
Um artigo relatando as descobertas do estudo é publicado na Pest Management Science. O artigo descreve como B. caledónica (Bc) infecta e mata C. sordidus, bem como inibe a murcha de Fusarium. O nome científico completo do fungo que causa esta doença é Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Foc).
"O artigo mostra pela primeira vez o duplo papel que o Bc desempenha. Isolamos o fungo de brocas da bananeira naturalmente infectadas e o testamos contra duas das principais pragas que afetam as bananas", disse Jeanne Scardini Marinho-Prado, segunda autora do artigo, que estuda como agrônomo com doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Minas Gerais.
O grupo descobriu que o Bc é mais eficaz no controle biológico de brocas da bananeira adultas do que B. bassiana, um fungo similar usado atualmente para combater o inseto no campo. "Isolamos Bc de brocas adultas coletadas na plantação e produzimos uma emulsão de óleo vegetal totalmente biodegradável contendo seus conídios [esporos]", disse Gabriel Moura Mascarin, primeiro autor do artigo e principal responsável pela formulação do óleo emulsionável. Mascarin tem um Ph.D em patologia de insetos e controle microbiano da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) e da Unidade de Pesquisa em Bioproteção de Cultivos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Peoria, Illinois. *PortalFruticola