Notícias do Pomar

Curso sobre propagação de porta-enxertos e produção de mudas de pessegueiro é concluído, diz Embrapa

Também foram tratados assuntos relativos à legislação para a produção de mudas e os passos necessários para que os viveiristas se tornem habilitados a produzir as cultivares protegidas


Na última terça-feira (12), a Embrapa Clima Temperado (RS), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Emater-RS/Ascar, realizou o quarto e último módulo do curso "Tecnologias de propagação de porta-enxertos e produção de mudas de pessegueiro", na sede da unidade. O curso buscou qualificar técnicos da extensão rural, viveiristas e responsáveis técnicos por viveiros de frutíferas de caroço quanto às principais técnicas para a produção de porta-enxertos e de mudas.

Nos quatro módulos, as aulas foram divididas em teóricas e práticas. O primeiro módulo ocorreu em julho de 2023, o segundo em agosto do mesmo ano, o terceiro em janeiro de 2024 e o quarto, no último dia 12. De acordo com o pesquisador Alex Mayer, um dos responsáveis pelo curso, essa divisão permitiu demonstrar as diversas atividades que precisam ser realizadas nos diferentes períodos do ano,  tanto nos viveiros, quanto nas plantas matrizes.

Cerca de 30 pessoas participaram dos quatro módulos do curso, que abordou sistemas de produção de porta-enxertos, tipos de mudas, uso de estacas herbáceas, produção de mudas em embalagens, problemas fitossanitários na produção de mudas, manejo de substrato e qualidade da água na produção de mudas frutíferas.

Também foram tratados assuntos relativos à legislação para a produção de mudas e os passos necessários para que os viveiristas se tornem habilitados a produzir as cultivares protegidas de pêssego, nectarina e ameixa da Embrapa. Outro ponto em destaque foi a importância do uso de porta-enxertos recomendados pela pesquisa. *Embrapa Clima Temperado

Comentários