Notícias do Pomar

III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira reúne produtores e especialistas em Hidrolândia

Foram apresentados estudos e dados atuais sobre a planta e seu cultivo na região


Com o objetivo de fortalecer o cultivo da jabuticaba e o trabalho dos produtores, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) promoveu no III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira. O evento ocorreu nesta terça-feira (18/06), em Hidrolândia, e reuniu produtores e especialistas.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o encontro representa a troca de saberes entre o campo e a pesquisa. "Aqui, os pesquisadores e os produtores rurais se reúnem para ampliar o conhecimento sobre essa fruta tão icônica do nosso estado. O saber científico e o saber do campo caminham juntos, para garantir a saúde e prosperidade das jabuticabeiras", reforça.

Os produtores da região têm enfrentado problemas com as plantas, como doenças ou morte súbita. E para buscar respostas para estas questões, os especialistas, reunidos no evento, apresentaram dados sobre tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeiras. Além disso, a Agência publicou, recentemente, três materiais que trazem dados atualizados sobre o cultivo e mapeamento dos pomares de Hidrolândia e região. Os arquivos estão disponíveis no site da Emater ou clicando AQUI.

Mais de 130 participantes entre produtores, empreendedores e autoridades do cenário da cultura de jabuticabas marcaram presença no encontro. Além dos especialistas da Emater, destacaram-se os cientistas da Universidade Federal Tropical do Paraná, que há 20 anos conduzem estudos significativos na temática. 

"O evento foi um sucesso. Trouxemos resultados de projetos de pesquisa anteriores e levantamos novos temas para futuros trabalhos", afirma a diretora de pesquisa agropecuária da Emater, Dra. Maria José del Peloso.  O prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior, reitera que "o encontro é importante para promover melhorias no cultivo da fruta e aprimorar o conhecimento dos produtores que ajudam a levar o nome do município a todo país por meio da jabuticaba".

Paulo Antônio Silva, proprietário da Fazenda Jabuticabal em Hidrolândia, reconhece que os aprendizados que obteve no III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira foram essenciais. "As informações ajudam a reforçar as práticas corretas que realizamos no pomar e adequar as que estão inadequadas. O conhecimento melhora a produção. Então, gera mais lucro", completa o produtor.

O encontro é uma parceria entre a Emater, o campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Hidrolândia, Universidade Estadual de Goiás e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Agricultura. 

Cultivo da jabuticaba em Hidrolândia - Hidrolândia é polo da produção da fruta em Goiás e recebe turistas de vários lugares do país. De acordo com um levantamento feito pela Agência, o município conta com 128 pomares e 250 produtores cadastrados. A área total plantada corresponde a 254 hectares, com mais de 64 mil pés, o que gera uma produção anual de em média 6 mil toneladas.

A cidade é conhecida mundialmente pela cultura de jabuticabeiras. A atividade turística gera trabalho e renda para o município. Entre os meses de setembro a novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior à procura da fruta e derivados. 

No município, a Emater Goiás há décadas acompanha de perto produtores de jabuticabas dando orientações por meio dos serviços de assistência técnica e extensão rural da instituição. Desta forma, coleta e armazena dados com finalidades técnicas para fortalecer o trabalho de produtores rurais da cidade, que encontraram no fruto sua principal fonte de renda. 

Emater Goiás anuncia nova identidade visual - Com a mudança, a instituição quer aproximar e ampliar conexão com o homem do campo A Emater Goiás anuncia nesta quinta-feira, 20 de junho, sua nova marca institucional, resultado de uma colaboração estratégica com a Secretaria de Comunicação. Com o reposicionamento, a Emater Goiás quer aproximar e ampliar a conexão com o homem e a mulher do campo, público prioritário das ações e programas do órgão.

De acordo com o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, este reposicionamento é resultado de estudo e alinhamento com o time multiprofissional. "O órgão tem passado por uma grande reestruturação, aproximando cada vez mais das pessoas. Pensamos em uma marca mais humanizada, mas que transmita uma identidade forte, moderna e experiente, além de representar uma nova fase e um novo momento da instituição", explicou o presidente.

Com a mudança, a instituição deixa de assinar como Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, mantendo Emater Goiás. A justificativa para o grupo é que o nome Emater Goiás é, de fato, como todos os públicos conhecem o órgão e, que ao longo do tempo e das mudanças, como a incorporação de outras instituições, perdeu o significado enquanto tradução literal da sigla.

Com o anúncio, nasce uma nova identidade visual, com design original e com o compromisso de oferecer aos goianos soluções impulsionadas pela inovação tecnológica. O projeto, criado pela Emater Goiás em parceria com a Secretaria de Comunicação, teve o desafio de construir uma logo que gerasse uma associação imediata, por parte de todos os públicos que se relacionam com o órgão.

A ideia central é transmitir, por meio do nome, cores e elementos, que a Emater Goiás faz parte da estrutura organizacional do governo de Goiás, sendo responsável por realizar atividades de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária, prioritariamente aos agricultores familiares e suas organizações.

O conceito da nova marca da Emater Goiás exprime a força do homem do campo e a essência da instituição. As cores foram inspiradas na bandeira de Goiás e nas da logo anterior. A logo possui dois elementos que se conectam harmonicamente: o azul representa o ser humano e o verde remete ao nosso campo prioritário de atuação, que é o ambiente rural.

A Emater Goiás planeja que o rebranding conecte a visão de futuro da instituição e seja o elo para aproximar ainda mais o órgão a todos os goianos. A proposta é consolidar a instituição como referência nacional em pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural. Para alcançar isso, vamos continuar desempenhando um papel que valoriza a nossa gente, o nosso produtor, a nossa terra e o nosso Estado.

*Emater Goiás/Comunicação Setorial - T: (62) 3201-2322 - M: (62) 98152-0054 - www.emater.go.gov.br

Comentários