Notícias do Pomar

Mangostão: conheça essa fruta exótica e seus benefícios para a saúde

Apesar de pouco conhecida, a mangostão é considerada uma das frutas mais nutritivas e saborosas. Confira mais detalhes sobre ela


Nativo do Sudeste Asiático, o mangostão ou mangostin é uma fruta suculenta, exótica, de sabor suave e de grandes benefícios para a saúde. Além de ser rico em fibras e importantes vitaminas, também possui propriedades cicatrizantes e pode ser utilizado em diversas receitas.

Apesar de pouco conhecido no Brasil, o mangostão é considerado uma das frutas mais nutritivas e saborosas e é utilizado em sucos, vitaminas e doces diversos. Tem uma casca roxa grossa, polpa com gominhos brancos e tem um sabor muito suave.

O diferencial do mangostão é que ele contém grandes quantidades de antioxidantes - substâncias que combatem a ação dos radicais livres e contribuem para a saúde da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e do sistema cardiovascular. Ao consumir esta fruta por um longo período de tempo, pode-se prevenir o envelhecimento precoce e garantir um maior equilíbrio das funções corporais.

Por ser uma fonte de fibra alimentar, o mangostão também é ótimo para garantir o bom funcionamento do sistema gastrointestinal, pois ajuda a regular o intestino e garante mais saciedade, para quem precisa emagrecer.

Além de ajudar na digestão, a fibra do mangostão auxilia no controle do colesterol e nos níveis de açúcar no sangue, ajudando a manter um sistema cardiovascular saudável, sendo ideal para diabéticos.

Por conter altas concentrações de vitaminas do complexo B, como tiamina, niacina e ácido fólico, essenciais para o bom funcionamento do cérebro, tornam o mangostão indispensável para a saúde do sistema nervoso.

Outra vantagem do mangostão é que ele possui propriedades curativas, pois sua casca contém xantonas, que são substâncias com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e até cicatrizantes.

Agora que você conhece os principais benefícios do mangostão, que tal inserir essa fruta na sua alimentação? *Giuliane Nascimento/Capitalist

Comentários