Notícias do Pomar

Produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco participam de Rodada de Negócios

Evento do Agro.br aconteceu no Centro de Excelência de Frutas do Senar, em Juazeiro, e reuniu representantes do setor


Organizadores, produtores e exportadores de uva e manga do Vale do São Francisco comemoraram os resultados alcançados durante a Rodada de Negócios realizada pelo Projeto Agro.br, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Sebrae, através do ALI Rural, APEX Brasil, e Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

O encontro aconteceu na última quinta-feira (6), no Centro de Excelência de Frutas do Senar, em Juazeiro, no Norte da Bahia, e reuniu empresas conceituadas no segmento como Xportare, All Fruits, Intertropical Ibacem, Agrivale, GrandValle e Frutecer, além de produtores e exportadores de outras regiões do país como Pedro Cantal, que participaram de forma online.

Segundo Roberto Vianna, consultor da CNA, "o evento teve o objetivo de proporcionar a vivência dos produtores para articulação de exportação indireta, com agentes de comercialização e encadeamento produtivo com empresas da região do Vale, que são grandes exportadoras e estão buscando conhecer esses produtores que praticam as boas práticas e que foram recomendados e selecionados para integrar o projeto, de acordo com a relação oferta e demanda".

Ainda de acordo com Vianna, participaram do encontro 33 produtores de manga e uva aderentes do ATeG SENAR e ALI Rural Sebrae, sendo sete âncoras qualificadas como agentes de exportação e empresas exportadoras âncoras.

Todos os sete âncoras sinalizaram perspectivas de negócios para os próximos seis meses. No final, foram iniciados 60 agendamentos, totalizando mais de R$ 1 milhão declarados.

José David de Souza, produtor de manga estabelecido no Projeto Mandacaru, Lote 54, agradeceu a oportunidade e externou seu agradecimento. "Fiquei muito satisfeito. Foi um encontro de muito aprendizado e experiência que vai gerar bons frutos para os próximos negócios", garantiu.

Também estabelecidos no Projeto Mandacaru, os produtores José Adilson e Etelvir José de Oliveira, elogiaram a participação do consultor Roberto Vianna e dos técnicos do Senar e Sebrae que, de forma objetiva, apresentaram os conceitos fundamentais para trafegar nos caminhos de uma bem-sucedida negociação para o mercado externo.

O analista técnico do Sebrae em Juazeiro e gestor do programa agronegócio, Isael Pina Junior, destacou o apoio da instituição, através do Ali Rural, que, segundo ele, busca organizar a classe produtora para que possa acessar novos mercados, e servir como elo para estabelecer os principais contatos, ganhar conhecimentos e trocar experiências abrindo portas e criando oportunidades de contratos futuros.

"Para nós do Sebrae o primeiro encontro de rodada de negócios foi muito importante e enriquecedor para os produtores do Vale do São Francisco porque puderam se aproximar e entabular negociações com fornecedores de outras regiões, em contato direto com empresas compradoras e agentes de mercado, de forma presencial e remota", conclui Pina. *ASN/Bahia - Carlos Humberto para ML Comunicações

Comments