Notícias do Pomar

Regulador de crescimento para maçãs da Sumitomo Chemical está disponível no Brasil

FYSIUM flexibiliza a janela de vendas de maçãs e traz mais sustentabilidade para a produção de frutas no País


Máquina de classificação de frutas, com as maçãs sendo movimentadas por fluxo d´água

Está disponível no Brasil o regulador de crescimento FYSIUM®, produto da Sumitomo Chemical, o primeiro da marca no mercado de produtos agrícolas para aplicação em pós-colheita. A estreia da companhia japonesa no segmento em 2021 atende a necessidade do produtor de maçãs ainda nesta safra.

"Em função das boas condições climáticas observadas neste ciclo, a previsão é termos uma colheita de maçãs de alta qualidade e bom calibre, proporcionando uma boa remuneração ao setor e a oferta de excelentes frutos ao mercado consumidor", informa o especialista de vendas para a cultura da Sumitomo Chemical, César Boff. A colheita das frutas no Brasil se dá entre os meses de fevereiro e maio e se concentra na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

FYSIUM® prolonga o período de conservação e a qualidade da maçã nos ambientes de armazenagem da fruta (câmaras frigoríficas) durante a entressafra. "Esta tecnologia possibilita à cadeia comercializadora dispor de maçãs de alta qualidade o ano todo, uma vez que a safra brasileira dura apenas três meses. A fruta fica firme, crocante, conservando qualidade idêntica à de quando foi colhida", explica Boff. Comercialmente, a aplicação do regulador de crescimento FYSIUM® aumenta o período de oferta do produto, agregando flexibilidade à janela de vendas e potencializando a receita do agricultor.

O regulador de crescimento será o primeiro de uma família de produtos para pós-colheita de frutas que a empresa japonesa vai lançar no País ao longo dos próximos anos. Além da maçã, estão no foco da companhia cultivos como uva e hortifrútis em geral. O novo produto é utilizado com sucesso em vários países da Europa, América Latina, África do Sul, Austrália e Estados Unidos.

A Sumitomo Chemical comercializará FYSIUM® na forma de venda aplicada, na qual a aplicação do produto será realizada por uma equipe especializada, sob responsabilidade da companhia japonesa. "Realizaremos toda a operação para o cliente, o que trará mais segurança e assertividade na utilização do produto. As aplicações são rápidas, levando, no máximo, duas horas e meia e consideradas extremamente seguras", informa Boff.

Sustentabilidade -  Apenas uma aplicação do produto é suficiente para atingir os objetivos. FYSIUM® prolonga a qualidade da fruta, permitindo ao atacado e ao varejo venderem maçãs com frescor, suculência e crocância, mesmo decorridos vários meses da colheita.

A empresa investiu em uma solução sustentável, que não gera resíduos ou contaminação do meio ambiente. Ao utilizar FYSIUM®, pela eficiência e desempenho, o produtor reduz as perdas na armazenagem de frutos, que são resultado do investimento em insumos como água, fertilizantes, combustível, defensivos e outros durante o período de cultivo.

A forte presença da Sumitomo Chemical na cultura de maçã deverá contribuir para impulsionar a comercialização de FYSIUM® já na largada. "A companhia mantém um portfólio de tecnologias de proteção de cultivos altamente importante para produtores de maçã. O objetivo é continuar investindo em inovação, pesquisa e desenvolvimento para essa cultura, e tornar a marca líder, também, no mercado de pós-colheita", finaliza Boff.

Sobre a Sumitomo Chemical -  Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina, opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

*Luis Fernando Duarte/Pg1

Comentários