Notícias do Pomar

WAPA modifica projeções: a produção mundial de peras e maçãs continuará a diminuir

Condições relacionadas com as alterações climáticas afetaram negativamente a colheita nas semanas seguintes à publicação das estimativas originais


A Associação Mundial da Maçã e da Pêra (WAPA) anunciou uma revisão das suas estimativas publicadas em agosto, sendo esperadas novas quedas para ambas as culturas.

Embora a colheita de maçãs continue durante várias semanas, com base nos primeiros ajustes regionais, a WAPA estima que os números de 2023 serão ligeiramente inferiores a 11 milhões de toneladas.  Isso é 4% menor que a previsão original.

Quanto às peras, uma nova descida nas previsões na Itália, Espanha, Bélgica e Países Baixos levará a uma colheita menor, ainda inferior à de 2021.

A colheita final de pêra deverá rondar as 1.720.000 toneladas, cerca de 6% abaixo da previsão inicial.

A estimativa antecipada é divulgada durante a conferência Prognosfruit em agosto, quando a colheita está prestes a começar. Por esta razão, as projeções poderão ainda ser afetadas por fatores naturais e climáticos até ao final de outubro, com impacto positivo ou negativo na quantidade e qualidade da colheita.

Historicamente, esses ajustes de previsão envolvem pequenas variações percentuais, observa a WAPA em comunicado.

As primeiras atualizações da rede de associações nacionais de produtores da Prognosfruit indicam que as condições relacionadas com as alterações climáticas afetaram negativamente a colheita nas semanas seguintes à publicação das estimativas originais.

A devastação climática inclui secas, inundações, granizo, noites quentes e um risco acrescido de pragas em toda a UE. Em outros casos, as chuvas e as noites mais frias impactaram positivamente no desenvolvimento do tamanho e da cor, respectivamente, em algumas regiões produtoras.

As primeiras estimativas para a maçã na UE, publicadas em 3 de agosto, indicavam uma diminuição homóloga de 3,3%, para um total de 11.410.681 toneladas. Quanto às peras, estima-se que a colheita da UE diminua 12,9% face ao ano passado, com um total de 1.745.632 toneladas. *PortalFruticola

Comentários