Tecnologia

Aplique Bem capacita equipe para aplicações com drones e aprimoramento das inspeções de pulverizadores em uso

Além do foco em drones e adjuvantes na pulverização, aprimoramos a capacitação da equipe para fazer inspeções ainda mais precisas de pulverizadores agrícolas, por sinal um dos propósitos centrais das atividades


Instrutores do programa que em 2024 realizou 340 atividades de treinamento, para mais de 5 mil pessoas, contribuem para aperfeiçoamento de norma ISO, através de comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas

O programa Aplique Bem está promovendo o aperfeiçoamento técnico de sua equipe de agrônomos para levar gratuitamente ao agricultor conhecimento sobre aplicações de defensivos agrícolas por drones. O projeto, que completa 18 anos em 2025, une o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC) e a multinacional UPL. Tem por objetivo qualificar produtores e aplicadores. A iniciativa também contempla avaliações acerca da qualidade de pulverizadores agrícolas em uso, para proporcionar o uso correto e seguro de agroquímicos.

Somente no ano passado, o Aplique Bem realizou 340 atividades de treinamento em propriedades rurais brasileiras e chegou a 5 mil pessoas atendidas, segundo informa o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador da iniciativa. Na última semana, ele liderou ações técnicas de aperfeiçoamento para os instrutores do projeto, na sede do CEA-IAC - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, na paulista Jundiaí.

"Além do foco em drones e adjuvantes na pulverização, aprimoramos a capacitação da equipe para fazer inspeções ainda mais precisas de pulverizadores agrícolas, por sinal um dos propósitos centrais das atividades do Aplique Bem", salienta Ramos. "São pilares do programa a qualidade do atendimento ao agricultor e a proteção de cultivos, do meio ambiente e do trabalhador rural. Sem nenhum custo para o agricultor, movimentamos uma equipe especializada e uma frota de laboratórios móveis rumo a propriedades rurais de todo o Brasil."

Ramos acrescenta que durante a reunião de Jundiaí, os agrônomos do Aplique Bem valeram-se de seus conhecimentos práticos para opinar sobre norma ISO - International Standartization Organization -, com vistas ao desenvolvimento da norma ISO/FDIS 19932-3, em estudo, relacionada à avaliação de pulverizadores costais em uso. "São equipamentos utilizados em mais de 50% das propriedades que utilizam agroquímicos no Brasil."

Conforme o pesquisador, as considerações da equipe Aplique Bem em relação à norma ISO/FDIS 19932-3 já foram enviadas à comissão de estudos da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Esta entidade será, agora, a responsável por analisar e transmitir esse conteúdo técnico ao comitê global da ISO.

Em 18 anos de atividades, o programa Aplique Bem conta com quase 90 mil agricultores beneficiados somente no Brasil, além de mais 8 países. Até hoje, a equipe de agrônomos que lidera os treinamentos cobriu mais de 1 mil municípios no país, tendo concluído em torno de 5 mil treinamentos especializados em agroquímicos e percorrido mais de 1 milhão de quilômetros por rodovias brasileiras, de acordo com o pesquisador Hamilton Ramos.

*Programa Drones SP/Assessoria de Imprensa - BIA - Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est. - Fernanda Campos - [email protected]/Marcelo Quaglio - [email protected]

Comentários