Centro de Qualidade Hortigranjeira faz visita técnica à CeasaMinas
Ainda segundo Bitencourt, termos de cooperação técnica são importantes para encontrar soluções e reduzir problemas comuns das centrais de abastecimento
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) firmaram, em 1º de junho de 2023, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de transferir tecnologias e de realizar intercâmbios técnico e operacional. Desde então vêm sendo realizadas aproximações entre as duas centrais de abastecimento vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ambas, recentemente, retiradas do Programa Nacional de Desestatização (PND).
Como parte das ações decorrentes do Termo de Cooperação Técnica, na quarta-feira da semana passada, 10/07, o chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH), Dr. Gabriel Bitencourt, e o técnico operacional Lisandro Michel Barreiros visitaram a CeasaMinas.
"Buscamos unir esforços com a Seção de Agroqualidade, que é o equivalente à SECQH na CeasaMinas, e com o Departamento Técnico para fortalecimento dos setores de qualidade das centrais junto ao MDA. Esse trabalho em conjunto começou com a classificação de citros, em parceria com a Associação Brasileira de Citros de Mesa e a CEASA Campinas", detalha Gabriel Bitencourt (Na foto no centro).
Além dos representantes da CEAGESP, o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), Manoel Oliveira, também participou da visita à unidade da CeasaMinas instalada no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os visitantes foram recepcionados pela diretoria da CeasaMinas. No roteiro estiveram o Mercado Livre do Produtor (MLP) e o Prodal Banco de Alimentos.
De acordo com Gabriel Bitencourt, a atual visita foi importante conhecer atacadistas especializados na comercialização de mamões. Enquanto na CEAGESP esses produtos ainda chegam a granel, na CeasaMinas os mamões chegam ao entreposto já embalados em caixas de madeira. Assim, há redução nas perdas e no desperdício dos frutos. "A CEAGESP busca, a partir da experiência da CeasaMinas, implantar a recepção apenas de mamões embalados em caixas", diz.
Ainda segundo Bitencourt, termos de cooperação técnica são importantes para encontrar soluções e reduzir problemas comuns das centrais de abastecimento. Durante a visita, a equipe da CEAGESP foi acompanhada pelo chefe da seção de informações de mercado da CeasaMinas, Michel Rodrigues. *CEAGESP/Assessoria de Imprensa - 16/07/2024.