SECQH apresenta Hortiescolha para Conab, Ceasas e Abracen
A CEAGESP também está disposta a colaborar com outras CEASAs para a criação de versões locais do Hortiescolha, adaptadas às especificidades regionais

Na quinta-feira, 20/02, a Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) promoveu uma apresentação, conduzida por Gabriel Bitencourt, engenheiro agrônomo e chefe da seção, sobre o Programa Hortiescolha para representantes de centrais de abastecimento, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). O encontro teve como objetivo apresentar as potencialidades e usos da ferramenta para as compras do poder público, cotações mais transparentes de preços e maior clareza na descrição dos produtos e suas cotações.
Por parte da Conab, estiveram presentes Newton Araújo Silva Jr., Fernando Chaves de Almeida Portela e Juliana Martins Torres; e, por parte da Abracen, Lorrayne Araújo. Já as centrais de abastecimento contaram com as presenças de Joaquim Oscar Alvarenga e Michel Rodrigues, da CeasaMinas; Ricardo de Oliveira Munhoz, da CEASA Campinas; Rozana Moreira, da CEASA-RJ; Odálio Girão, da Ceasa-CE; e Fernanda Zequim, da CEASA-MS.
Representando a CEAGESP, participaram Cledson Mendes, gerente do Entreposto de Presidente Prudente (CEPRE); e, por parte da SECQH, a engenheira de alimentos Cristina Dini Staliano, a engenheira agrônoma Sabrina de Oliveira e as estagiárias Patrícia Cassemiro e Daniela Candeias. O grupo foi formado a partir do curso de extensão promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), intitulado "Cadeia de Suprimentos de FLV e Segurança Alimentar nas Centrais Atacadistas", que foi realizado ao longo de 2024 e finalizado na CEAGESP em dezembro deste ano.

Funcionários do SECQH na apresentação do Programa Hortiescolha
O Programa Hortiescolha alterou até mesmo a cotação de produtos hortigranjeiros. Inicialmente desenvolvido como uma política pública para solucionar problemas relacionados às compras governamentais, trouxe mais transparência e padronização ao setor. Como os produtos comercializados dependem significativamente da qualidade e variedade, não é incomum haver variações de preço entre 50% e 100%.
Antes da implementação do Hortiescolha, os objetos de licitação eram baseados na CEAGESP e consideravam a cotação do melhor produto. Agora, o Hortiescolha funciona como um sistema de cotação transparente, permitindo uma melhor avaliação dos produtos. Todas as 96 classificações de produtos disponíveis no mercado foram medidas, pesadas e categorizadas, definindo padrões específicos. Como por exemplo, a abobrinha, que pode ser classificada como 1A, 2A e 3A, de acordo com critérios de qualidade e tamanho.

Além disso, o programa inclui um estudo contínuo sobre aproveitamento, preços e sazonalidades dos produtos. No início do trabalho, houve uma parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Atualmente, o Hortiescolha está sendo atualizado em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP, visando aprimorar ainda mais o sistema.
A eficiência do Hortiescolha já gerou resultados significativos. A prefeitura paulistana conseguiu economizar R$ 5 milhões em 12 meses com a adoção do programa, reforçando seu impacto positivo na gestão pública e na comercialização de hortigranjeiros. A CEAGESP também está disposta a colaborar com outras CEASAs para a criação de versões locais do Hortiescolha, adaptadas às especificidades regionais, considerando que as classificações podem variar de acordo com as características e demandas de cada região. *CEAGESP/Assessoria de Imprensa - 20/02/2025.
A iniciativa destaca o compromisso da SECQH e da CEAGESP em promover a excelência na comercialização de hortigranjeiros, garantindo benefícios tanto para produtores quanto para consumidores.