Eventos

33º Congresso Brasileiro de Nematologia em Petrolina (PE)

Petrolina sediará, de 12 a 17 de junho, a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Nematologia


Nematoides são responsáveis por grandes perdas nas culturas agrícolas  

Os nematoides estão entre os principais responsáveis pela perda de rentabilidade das culturas agrícolas brasileiras. Com várias espécies catalogadas, a praga possui incidência em praticamente todos os tipos de solos e climas, além de exigir um manejo eficiente. 

Em cana, por exemplo, os danos causados pelos nematoides variam, por conta das especificidades de cada variedade, mas a perda produtiva é, em média, de 20 a 40%, podendo chegar a mais de 50%, de acordo com Leila Dinardo-Miranda, do Instituto Agronômico do Centro de Cana, de Ribeirão Preto (SP). 

Já no algodão, segundo o Prof. Dr. Mário Inomoto, docente de Nematologia de Plantas da ESALQ/USP, uma das variedades da praga causa de 20% a 30% de perdas, podendo chegar a mais de 50% de acordo com algumas condições climáticas e de solo.  

No caso da soja, as perdas de produtividade podem variar de 10 a 100%, sendo que, em áreas do Centro-Oeste brasileiro, já foram detectadas perdas de mais de 80%. De acordo com a Embrapa Hortaliças, em culturas de hortifruti como a beterraba, já foram catalogadas mais de 29 espécies de nematoides parasitas e dependendo do nível populacional da praga, as perdas também podem chegar a 100%. Confira a programação do evento em

http://www.nematologia2016.com.br/index.php?pagina=programacao  

SERVIÇO

33º Congresso Brasileiro de Nematologia 

12 a 17 de junho de 2016 - Petrolina (PE) 

Hotel Quality - Av. Cardoso de Sá, 201 - Orla II.

 

 

Comentários