A 23ª Expoagro acontece na próxima semana em Rio Pardo no RS
Grupo SPAG e Try Brazil apresentam na feira seus equipamentos e tecnologias para granizo e geada

Na 23ª Expoagro Afubra, aniversário de 70 anos da Ascar e sustentabilidade na agricultura gaúcha serão marca do Espaço Casa da Emater
Setenta Anos da Ascar no RS e a Sustentabilidade da Agricultura Gaúcha. Este será o tema que norteará as ações do Espaço Casa da Emater durante a programação da 23ª Expoagro Afubra - evento que ocorre entre terça e sexta-feira (25 a 28/03), na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. Com o objetivo de apresentar aos visitantes - especialmente aos agricultores familiares - alternativas para diversificação das atividades produtivas nas propriedades rurais e estimular a permanência no jovem no campo, com renda e qualidade de vida, o Espaço reúne uma equipe de mais de 100 extensionistas, que preparam 20 parcelas temáticas em uma área de 15.500m².
A ideia, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenador do Espaço, Matias Mauri Streck, é evidenciar a importância da extensão rural durante estas sete décadas de atuação, com vistas a promover o desenvolvimento para o interior do Estado. De forma complementar, a importância de promover uma agricultura sustentável, que permita preservar a agricultura viva por longo prazo, estará na pauta de cada uma das parcelas. "E é importante salientar que quando falamos em sustentabilidade, não nos referimos apenas a uma agricultura livre de produtos químicos já que o termo é mais amplo", pontua Streck.
Em sua análise, a sustentabilidade está diretamente relacionada a ações que visem a permanência das atividades, em consonância com o que ocorre no mundo como um todo. Como exemplo, ele cita a questão do solo e de como o manejo adequado, com aumento da matéria orgânica em áreas de cobertura e o consequente favorecimento para a retenção e o armazenamento da água, se apresentam como técnicas sustentáveis. "É um conjunto de ações que buscam melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e que serão demonstrados no espaço dedicado ao tema", observa o extensionista.
Em outras parcelas, como, Apicultura, Floricultura, Olericultura, Erva-Mate, Fruticultura, Cultivo de Morango em Substrato, Bovinocultura Leiteira, Pecuária Familiar, Plantas Bioativas, Tecnologia de Aplicação, Saneamento Ambiental e Piscicultura, entre outros, a transversalidade do tema central também estará em destaque, permitindo aos visitantes levar informações de relevância para as suas propriedades. "Na fruticultura, na olericultura ou na bovinocultura de leite, por exemplo, o uso de produtos biológicos para o controle de pragas e doenças dos pomares, das hortas e das lavouras surge como alternativa ligada ao assunto", frisa.
De forma complementar, a Emater/RS-Ascar também presta apoio aos mais de 200 expositores entre agroindústrias familiares, flores e artesanato que estarão dispostos no Pavilhão da Agricultura Familiar, sendo estes empreendimentos também importantes para a sustentabilidade das propriedades rurais. Espera-se que um grande público, superior a 50 mil pessoas, passe pelo espaço da Instituição. "Aqui temos um Espaço que desde o ano passado foi remodelado, se tornando ainda mais adequado para receber agricultores, pecuaristas, estudantes, pesquisadores, enfim, todos os interessados", finaliza Streck, que afirma ainda que as parcelas e as temáticas dialogam com programas e projetos do Governo do Estado.
Espaço Casa da Emater - Resumo dos temas apresentados em cada parcela
Agroindústria - Apresentação do programa de Agroindústria Familiar do Estado. Informações sobre o processo de legalização das agroindústrias. Também será abordada a importância do processamento e industrialização da cana de açúcar e a agregação de valor através dos seus derivados, em parceria com a Embrapa.
Ajardinamento e Floricultura - O espaço visa mostrar ao público visitante o potencial da floricultura na região, como alternativa de geração de renda na agricultura familiar. Também incentivar a propagação e a produção de plantas ornamentais adaptadas à região, com o objetivo de embelezamento do entorno das propriedades e deroteiros turísticos. Outro objetivo é demonstrar técnicas de propagação para que os visitantes possam replicar em suas propriedades para multiplicar ou renovar exemplares de plantas que sejam do seu interesse, sejam elas ornamentais ou frutíferas.
Apicultura e Olericultura - A parcela tem o objetivo de orientar os apicultores e meliponicultores sobre o manejo dos apiários de Apis e abelhas sem ferrão. Na Apis, o foco é o resgate histórico feito pelo produtor Emilio Schenk, grande expressão da apicultura Gaúcha e Brasileira. Nas abelhas sem ferrão será realizada oficina em cada turno demonstrando como se transfere um ninho de jataí de uma caixa isca para uma caixa com padrão técnico. O espaço terá em torno de 15 enxames de abelhas sem ferrão nas diversas espécies presentes no RS, bem como caixas demonstrativas de Apis e de abelhas sem ferrão.
Artesanato, Flores e Sementes Crioulas - O Espaço busca mostrar a riqueza da produção em artesanato rural de municípios do Vale do Rio Pardo, assim como o artesanato cultural produzido nestes municípios. Também é objetivo da parcela proporcionar espaço para comercialização deste artesanato, bem como, de sementes crioulas e flores. O artesanato rural é uma arte que remete à memória ancestral e tem no ato de transformar a matéria prima em artigos únicos, a preservação da cultura regional e da identidade local. Pensando nisso, o Espaço do Artesanato Rural da reúne o conhecimento e a diversidade dos municípios da região, levando aos visitantes peças exclusivas, com características únicas e feitas com materiais sustentáveis.
Bovinocultura de leite - A parcela objetiva mostrar técnicas de manejo de pastagem, por meio de análises bromatológicas. Também apresentar os resultados de aplicação de Azospirillum e Metarhizium nas pastagens, visando uma agricultura sustentável. No local também haverá demonstração do sistema Compost Barn de produção de leite, bem como a importância da coleta e análise dos principais números da atividade, como controle leiteiro, etc.
Cooperativismo - Busca divulgar os trabalhos da Unidade de Cooperativismo da Emater em Santa Cruz do Sul, junto às cooperativas. O espaço também presta orientação e esclarecimentos sobre o tema.
Cozinha Show - O espaço da Cozinha Show busca mostrar a importância das receitas preparadas pelas nossas avós, além de fomentar e incentivar os jovens rurais para a elaboração de novos pratos. Serão apresentados pratos feitos por agricultoras mais experientes e por jovens produtores, mostrando a capacidade de cada um dos atores na preservação e inovação dos hábitos alimentares do Estado.
Erva-mate - Mostrar o a importância cultural e social de toda cadeia ervateira, destacando a importância da erva-mate nos cinco polos ervateiros do Estado do Rio Grande do Sul - especialmente por ser um patrimônio cultural gaúcho, a bebida símbolo do RS. Também serão abordados os manejos e tratos culturais para produção da matéria prima e a importância medicinal dessa bebida. Nesta edição também será apresentada a possibilidade de geração de renda nas entre linhas de plantio de erva, com a cultura do Porongo.
Fruticultura - Entre as atividades do Espaço estará a demonstração dos manejos na condução inicial do pomar, bem como as podas de condução e formação, cultivo nas entrelinhas nos anos iniciais para geração de renda, adubação de crescimento, manejo fitossanitário e o Manejo Integrado de Pragas (MIP). O aproveitamento das pequenas frutas no processamento de sucos e geleias como fonte de geração de renda também estará em destaque. Nesta edição também serão apresentadas estratégias de manejo de pragas e doenças sem produtos químicos, através do controle biológico, extratos vegetais e homeopatia, buscando uma agricultura sustentável.
Gestão Ambiental - Este espaço se propõe, este ano, a discutir questões relacionadas ao bem estar das famílias rurais, no que diz respeito a ações de qualidade da água para consumo humano através da proteção de nascentes e tratamento de águas servidas; além do embelezamento de arredores e reservação de água através de cisternas. A gestão ambiental de uma propriedade engloba uma série de práticas que, junto com a infraestrutura necessária, possibilita melhores condições de vida a população do meio rural. O espaço conta com duas fontes construídas (difusa e de encosta) com mata nativa recém implantada, uma cisterna de concreto com o sistema completo (captação e filtragem), maquete demonstrando a importância das matas ciliares nos recentes eventos climáticos que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul, além de folders e banners, trazendo informações para o público em geral.

Morango - O Espaço visa apresentar o sistema de produção de morango em substrato sem resíduo de agrotóxicos. Como novidade será apresentado o sistema de cultivo em calhas, assim como diferentes cultivares de morango e também estratégias de cultivo. A apresentação de monitoramento e controle de pragas e doenças com ênfase na utilização de inimigos naturais e controle biológico também terá destaque.
Olericultura - O destaque é a apresentação de diferentes sistemas de cultivo de hortaliças, bem como o plantio de hortaliças diversas, conduzidas a campo em Sistema Plantio Direto de Hortaliças- (Spdh) e em ambiente protegido em vasos fertirrigados. A parcela também busca demonstrar estratégias para o manejo integrado de pragas e doenças, sem produtos químicos, por meio do controle biológico, de extratos vegetais e de homeopatia, na busca por uma agricultura sustentável.

Pecuária familiar - No Espaço haverá apresentação de um lote de bovinos de corte e de ovinos. Nos bovinos serão repassadas orientações técnicas referentes ao manejo (genética, nutricional e sanitário), com foco maior no manejo no controle do carrapato. O objetivo é o de estimular técnicas sustentáveis e um uso racional dos produtos químicos, através do biocarrapaticidograma, adotando o controle estratégico, os diferimentos de potreiros e as roçadas, além de métodos alternativos de controle. No que tange a criação de ovinos, também o foco será no manejo geral (nutricional, sanitário e instalações básicas), com maior foco no controle da verminose ovina, que é um dos principais responsáveis pela mortalidade do rebanho, causando perdas significativas ao produtor. Na parcela também será abordada a utilização do exame de OPG (contagem de ovos por grama de fezes) como ferramenta de avaliação do grau de infestação por parasitas internos, e como ferramenta de avaliação da eficácia do vermífugo utilizado. Também será abordado o uso do método seletivo famacha e o pastejo rotativo como formas sustentáveis para minimizar a propagação da verminose ovina.
Tecnologia de Aplicação: O objetivo é o de apresentar as principais metodologias e técnicas de uso eficaz e racional de defensivos agrícolas.
Eventos
26/03 - Quarta-feira
9h30 - Dia de Campo Sobre a Cultura do Milho e da Soja. Local: parcela dos Solos
13h - Fórum da Diversificação. Local: Auditório Central. No evento haverá palestra com o tema Estratégias Para Minimizar a Estiagem, ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Josemar Parise.
27/03 - Quinta-feira
9h30 - Café com parceiros. Homenagem aos 70 anos da Ascar e Afubra. Local: Casa da Emater.
13h30 - 2º Seminário Regional de Crédito Rural: Experiências Exitosas no Uso do Crédito Rural e Manejo de Solos para Diminuir os Impactos das Estiagens. Local: Anfiteatro 2 da Afubra.
No Espaço Casa da Emater, diariamente também haverá oficinas, demonstrações de métodos e compartilhamento de experiências diversas em parcelas, como, Cozinha Show, Turismo Rural, Apicultura e Meliponicultura, Floricultura, Processamento de Carnes e Plantas Bioativas. Informações podem ser obtidas com as equipes no local. *Fonte: Expoagro Afubra
Com entrada gratuita, a Expoagro Afubra recebeu 154 mil visitantes em 2024. Os 517 expositores somaram R$ 310 milhões em negócios.

Sistema antigeada do Grupo SPAG e Try Brazil - A solução ideal para proteger suas culturas contra o frio
