Eventos

Açaí foi tema da da Capacitação em Fruticultura Tropical da Embrapa

Fruto típico da região norte vem ganhando espaço inclusive no Rio Grande do Sul com oportunidade de colheita o ano inteiro


Apesar de ser a base da alimentação da região Norte do Brasil, mais de 100 famílias gaúchas já tem a produção do açaí como fonte de renda, com a palmeira jussara, variedade da Mata Atlântica presente no litoral do Rio Grande do Sul, inserida em um sistema de produção sustentável.

E na edição do evento exclusivamente online da Embrapa, Capacitação em Fruticultura Tropical, o açaí foi a estrela.

A palestra técnica vai tratar de cultivares, sistema de produção e mercado desse fruto e será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, João Tomé de Farias Neto. Os interessados podem acompanhar pelo canal da Embrapa no Youtube e pela página da Embrapa Cerrados no Facebook.

Colhendo frutos o ano inteiro - Apesar de ser costumeiramente associado às áreas de várzea, a Embrapa investiu no melhoramento genético do açaizeiro e, em 2019, lançou a variedade BRS Pai d´Égua para promover a ampliação do cultivo em terra firme.

O diferencial da variedade, segundo o pesquisador, é a distribuição equilibrada da produção anual, um fato importante para superar a sazonalidade da produção de frutos:

"Com irrigação e adubação adequadas, a BRS Pai d´Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro), informou.  Outro ponto forte desse açaizeiro, de acordo com o especialista, é a maior produtividade. Mais até que a primeira cultivar de açaizeiro para terra firme, a BRS Pará, lançada pela Embrapa ainda em 2005:

"Com essa variedade, é possível chegar a 12 toneladas ao ano por hectare, quatro vezes mais do que o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra firme sem irrigação. Além disso, seus frutos menores rendem 30% mais polpa do que os materiais tradicionais".

Demanda cresce como palmeira - A maior parte da produção nacional de açaí ainda fica no Pará: 90% dos frutos dos açaizais nativos (várzea) e em terra firme (plantio) vem da região Norte.  O Brasil produziu em 2020 cerca de um milhão e 700 mil toneladas do fruto, em um crescimento de cerca de 10% em três anos, o que movimentou quase R$ 5 bilhões naquele ano.

A pesquisa agropecuária trabalha para ampliar a produção de frutos de açaí com sustentabilidade econômica, social e ambiental visando atender essa crescente demanda de mercado. *Diariodamanha

Comentários