Eventos

Agricultor de Caxias doa mais de 10 toneladas de pêssegos ao Banco de Alimentos

Atingidas pela geada, frutas perderam valor comercial


Produtor rural de Caxias do Sul, André Turella doou mais de 10 toneladas de pêssego ao Banco de Alimentos da cidade. Os frutos plantados no distrito de Fazenda Souza perderam o valor comercial quando foram atingidos pela geada em 2020 - o fenômeno provocou perdas de 95% na produção de Turella. A perda ocorreu porque a fruta ficou com uma deformação, que impactou na aparência dos pêssegos, e comprometeu as vendas. 

A qualidade do fruto, contudo, não é afetada, segundo Turella, explicando ainda que as frutas foram vistoriadas por técnicos da Emater. A sugestão de doação, inclusive, partiu da Emater e foi aceita por Turella. O Banco de Alimentos de Caxias atende a 101 instituições cadastradas e oferece aproximadamente 8 mil refeições diárias. A diretora da Segurança Alimentar, Cristina Gregoletto, ressalta que parcerias entre Banco de Alimentos e os produtores são muito importantes. 

"Esse alimento que não tem valor comercial pode ser distribuído para milhares de pessoas",  aponta ela. 

O secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, enalteceu a atitude do agricultor:

 "Para o produtor causa prejuízo, mas a doação faz com que muitas pessoas sejam beneficiadas, pois a qualidade do produto para o consumo é a mesma. Incentivamos que outros produtores, com problemas idênticos, procurem o Banco de Alimentos e façam a doação para que possamos ajudar as famílias que não têm meios para comprar". 

Como doar - Quando o produtor quiser doar, servidores da Secretaria de Agricultura são cedidos para ajudar na colheita e no transporte até o Banco de Alimentos. Basta contatar pelo telefone (54) 3211.5943, WhatsApp (54) 9 8429.6291 ou e-mail [email protected] - *Jornal Pioneiro

Fotos: Reodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul/RS

 

Comentários