Eventos

Ampla promoção do 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho que se realiza em Cádiz e Jerez em Junho

A viticultura e as tecnologias de informação são os temas do 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho que decorrerá entre os dias 5 e 9 de junho em Cádis e Jerez


O 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) tem em curso as suas ações promocionais. Nesta edição o país anfitrião é a Espanha, pelo que o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha tem um papel ativo na sua organização juntamente com a OIV. A primeira dessas iniciativas para apresentar o congresso foi em Dijon (França), sede da OIV.

Jerez de la Frontera e Cádiz acolherão todo o conhecimento científico sobre o mundo do vinho entre os dias 5 e 9 de junho. O 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho vai centrar-se na viticultura e nas tecnologias de informação.

Apresentação em Dijon e mais ações promocionais - O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) realizou em Dijon (França) o primeiro dos três eventos de apresentação do 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O evento realizado em Dijon contou com a presença do Presidente da OIV, Luigi Moio; o diretor geral desta organização, Pau Roca; o Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação da Embaixada de Espanha em Paris, Miguel Riesgo; e o vice-diretor geral de Controle de Qualidade Alimentar e Laboratórios de Alimentos, Francisco Javier Maté.

Um congresso e quatro sessões/O congresso será composto por 4 sessões principais: Big data e inteligência artificial na tomada de decisão na viticultura face às alterações climáticas, novas tecnologias aplicadas em enologia, digitalização da informação ao serviço dos consumidores e tecnologias de informação .informações para sustentabilidade e segurança alimentar.

De referir que a participação do 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, decorrerá a 21ª Assembleia da OIV, onde será eleito o sucessor de Pau Roca, Diretor-Geral da OIV que termina o seu mandato de cinco anos.

Anfitriões do Congresso - Todos os anos, um Estado Membro da OIV convida e recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo para apresentar e compartilhar suas descobertas e resultados.

As apresentações feitas durante o congresso são baseadas em trabalhos científicos ou acadêmicos e são selecionadas por sua relevância e excelência. Os artigos são então publicados em acesso aberto. Atualmente, cerca de 600 artigos científicos estão disponíveis por meio desse sistema.

O setor vitivinícola em Espanha - A Espanha é um país com grande tradição vitivinícola que possui a maior área vitivinícola do mundo, líder em área de vinha biológica, com mais de 150 castas autóctones, 100 denominações de origem protegidas e 42 indicações geográficas protegidas. *Tecnovino

Espanha é um país com grande tradição vitivinícola e acrescente-se que precisamente Jerez, onde decorrerá o congresso, é uma das denominações de origem com maior prestígio internacional.

Mais informações no site do congresso - https://oiv2023.es/

Mira el vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=4574Fg_pBr8&t=9s

Comentários