Eventos

Criciúma sedia a abertura da colheita da pitaia na sexta-feira, 27

Dia de Campo vai oferecer aos visitantes informações concentradas em três estações técnicas: principais variedades e mercado, produtos à base de pitaia e adubação e aspectos fisiológicos


Santa Catarina abre oficialmente a colheita da pitaia durante um dia de campo promovido pela Epagri nesta sexta-feira, 27, no município de Criciúma. O evento será das 8h30min às 11h30min na propriedade rural do casal de agricultores Fabrício e Adrinéia Scott.  Para a atual safra, estima-se uma produção em torno de quatro mil toneladas da fruta - o dobro do ano passado, com uma movimentação financeira em torno de R$ 8 milhões.

Esses são dados preliminares do levantamento da fruticultura tropical realizado no ano de 2022 pela Epagri. Segundo o extensionista rural  Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, o Estado tem cerca de 340 famílias envolvidas com o cultivo de pitaia, que viram na fruta uma oportunidade de diversificação da renda na propriedade, bem como uma alternativa ao plantio de fumo. A região Sul é a maior produtora da cultura em SC.

O extensionsita afirma que Santa Catarina tem cerca de 300 hectares plantados da fruta, de distintas idades. "Estima-se que, quando todos estiverem adultos, tenhamos uma produção estadual entre seis a nove mil toneladas, com potencial de valor bruto de produção de R$ 15 milhões", diz.

Com o aumento da importância da cultura no Estado, a Epagri realiza cursos regulares sobre o cultivo dessa fruta e também já lançou duas publicações: o livro Pitaia no Brasil: nova opção de cultivo e o boletim didático Cultivo de Pitaia.

Dia de Campo - O Dia de Campo vai oferecer aos visitantes informações concentradas em três estações técnicas: principais variedades e mercado, produtos à base de pitaia e adubação e aspectos fisiológicos. As inscrições não têm custo e podem ser feitas no evento ou antecipadamente nos escritórios municipais da Epagri.

O evento é organizado pela Epagri em parceria com a prefeitura local e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, com apoio do Sicredi e da Coopervalesul.

Serviço:

O que: abertura da colheita e dia de campo sobre a pitaia

Quando: sexta-feira, 27 de janeiro, das 8h30min às 11h30min

Local: propriedade de Fabrício e Adrinéia Scott - rua João Scott (fundos da Bebidas Nuernberg), Recanto Verde, Criciúma, SC

Mais Informações e entrevistas:

- Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, pelo fone/WhatsApp: (48) 3403-1094

- Ricardo Martins, extensionista rural da Epagri em Maracajá: (48) 3529-0118/ 99626-2974

*Gisele Dias/Jornalista - (48) 3665-5147/99989-2992

Comments