Curso de Ampelografia da OIV realizado com sucesso pela primeira vez na América do Sul
Simpósio Internacional sobre Doenças Epidêmicas da Vinha: Doença de Pierce e Flavescência Dourada

A 3ª edição do Curso Internacional de Ampelografia da OIV aconteceu no Chile de 4 a 8 de dezembro de 2023. Um marco para este curso organizado em conjunto pela OIV e pelo Consórcio de P&D Vinos de Chile, por ser a primeira vez realizado na América do Sul desde o seu lançamento no início da década de 1990.
Vinte e sete estudantes de nove nacionalidades diferentes participaram no programa de formação de cinco dias. Um programa liderado por professores e especialistas de renome internacional de centros de pesquisa de prestígio com foco em recursos genéticos vitícolas no Chile, Espanha e França.
Aprendendo com castas com especialistas de renome - A cerimônia de abertura aconteceu na sede da Vinos de Chile e foi apresentada por Alejandro Fuentes Espinoza (Chefe da Unidade de Economia e Direito da OIV), Solange Slack (Gerente de Projetos da OIV), Patricio Parra (Diretor Geral do Consórcio de P&D Vinos de Chile) e pelos professores do curso: Thierry Lacombe (Institut Agro Montpellier - França), Laurent Audegin (Institut Agro Montpellier - França), Gregorio Muñoz (IMIDRA - Espanha) e Yerko Moreno (Universidade de Talca - Chile/Centro de Tecnologia da Uva e do Vinho).
Acompanhados por estes especialistas, os estudantes internacionais tiveram a oportunidade de visitar três principais regiões chilenas: Santiago (região metropolitana), O'Higgins e Maule. Eles conduziram o trabalho de campo no vinhedo Santa Rita, no vinhedo Santa Carolina, nos Campos Viveros Guillaume e no vinhedo Morandé. Concluiu com uma avaliação dos conhecimentos obtidos na Vina Las Veletas.
Este curso permitiu aos alunos adquirir conhecimentos aprofundados no reconhecimento e compreensão das castas, ajudando-os a estar melhor preparados para os desafios futuros do sector vitivinícola, incluindo as últimas tendências em recursos genéticos, alterações climáticas e expectativas ambientais da sociedade.
Chile Estudo de caso do Carmenère - O Chile é conhecido pela preservação do Carmenère após a epidemia de filoxera, o que constitui o campo perfeito para transmitir o conhecimento sobre suas variedades de videiras ao longo da história. Na verdade, foi graças à ampelografia que a variedade Carmenère foi "redescoberta" na década de 1990, considerada extinta desde 1860. O professor Jean-Michel Boursiquot, que atuou como vice-presidente da OIV e iniciou o curso de ampelografia da OIV no início década de 1990, foi um dos principais responsáveis por esta descoberta.
Próxima edição para 2025 - Devido ao seu sucesso e em linha com os objetivos científicos e técnicos de âmbito internacional da Organização, já está confirmada uma quarta edição do curso de Ampelografia da OIV para julho de 2025 na Alemanha. *OIV
Simpósio Internacional sobre Doenças Epidêmicas da Vinha: Doença de Pierce e Flavescência Dourada - Organizado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pelo Departamento de Agricultura do Texas (TDA), o Simpósio acontecerá no dia 17 de maio de 2024 em Austin, Texas.
A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em colaboração com o Departamento de Agricultura do Texas (TDA), realizará o primeiro Simpósio Internacional sobre Doenças Epidêmicas da Vinha: Doença de Pierce e Flavescência Dourada no dia 17 de maio de 2024 em Austin (Texas), um evento que reunirá importantes cientistas e especialistas internacionais do setor vitivinícola.
Organizado no âmbito do Ano Internacional da Vinha e do Vinho, o Simpósio pretende promover um debate internacional sobre os aspectos fitossanitários, regulatórios, económicos e sociais da doença de Pierce e da flavescência dourada - duas das principais doenças epidémicas da videira-bem como como encorajador à reflexão sobre a situação atual e as perspectivas de saúde e produção dos vinhedos em todo o mundo.
O Simpósio consistirá em quatro sessões:
Sessão 1 - Epidemiologia das doenças e efeitos das alterações climáticas
Sessão 2 - Monitorização e controlo de doenças: Padrões internacionais
Sessão 3 - Monitorização e controlo de doenças: Quadros legislativos
Sessão 4 - Estratégias de mitigação e impacto económico
O Simpósio terminará com uma mesa redonda intitulada "Rumo a uma estratégia internacional harmonizada", na qual será discutida a importância das estratégias colectivas para enfrentar desafios de longo alcance e as opções para desenvolver um modelo regulatório internacional harmonizado.
No âmbito do Simpósio, também estão previstas diversas visitas técnicas nos dias 16 e 18 de maio.
Os preços das inscrições, bem como o programa do simpósio e informações práticas serão publicados em breve. *OIV