Eventos

Expoagro Afubra: Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários é uma das novidades da Emater/RS-Ascar

No espaço, os produtores poderão conhecer os equipamentos que possuem melhor desempenho, como fazer a manutenção correta dos mesmos e quais os modelos mais adequados


Apresentar as principais metodologias e técnicas de uso eficaz e racional de produtos fitossanitários com ênfase em aplicação de herbicida 2,4-D - ácido diclorofenoxiacético. Este será um dos objetivos da parcela sobre Tecnologias de Aplicação, que será apresentada pela primeira vez no Espaço Casa da Emater, durante a 20ª Expoagro Afubra, evento que tem início amanhã (23/03) e ocorre até o sábado (26/03), em Rio Pardo. A ideia, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Luis Fernando Marion, é conscientizar os agricultores a evitar o uso indiscriminado de agrotóxicos, por meio de práticas que respeitam as normas técnicas.

Marion explica que as tecnologias de aplicação dizem respeito ao "emprego de todos os conhecimentos científicos que proporcionem a correta colocação do produto biologicamente ativo no alvo, em quantidade necessária, de forma econômica e com o mínimo de contaminação de outras áreas". Nesse sentido, a parcela permitirá aos visitantes conhecer mais sobre os problemas ambientais e econômicos decorrentes da deriva, bem como as responsabilidades legais que envolvem os problemas causados por esse tipo de ocorrência, nas culturas das propriedades limítrofes.

No espaço, os produtores poderão conhecer os equipamentos que possuem melhor desempenho, como fazer a manutenção correta dos mesmos e quais os modelos mais adequados. Marion salienta que mesmo os menores componentes dos pulverizadores podem ser decisivos para uma melhor performance. "É o caso dos filtros, das barras e das bombas ou mesmo das pontas de pulverização, que fazem gotas grossas ou finas e que modificam o volume de aplicação e a vazão como um todo", analisa. "São muitas as questões que possibilitam uma maior precisão no índice de cobertura biológica do alvo", garante.

Outro ponto comentado pelo extensionista envolve a influência das condições climáticas no processo, sendo as condições ideais uma umidade relativa do ar de no mínimo 50%, uma velocidade de vento de 3 a 10 Km/h e uma temperatura abaixo de 30°C. "São questões que os agricultores não controlam, mas que podem ter seus efeitos amenizados por meio de técnicas e uso de equipamentos adequados", afirma. "O objetivo como um todo é apresentar para os visitantes todas essas tecnologias na prática, com vistas a minimizar os problemas de deriva, especialmente com herbicidas hormonais".

No Espaço Casa da Emater também haverá parcelas com temas como Turismo Rural, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, solos, plantas bioativas, piscicultura, pecuária familiar, fruticultura, floricultura, erva-mate, bovinocultura de leite, cooperativismo, agroindústria familiar, artesanato rural e apicultura, entre outros. Já a cozinha show sensibilizará os visitantes quanto à importância do uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares e no aproveitamento das carnes ovina, suína e bovina, como forma de agregação de valor e consumo das famílias.

A Emater/RS-Ascar atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado e, assim, como as outras entidades que apoiam a Expoagro Afubra, salienta a importância dos cuidados sanitários que envolvem a prevenção da pandemia de Covid-19 para quem trabalha ou visita a feira.

Outras informações sobre o evento, que ocorre na localidade de Rincão Del Rey, na BR 471, altura do Km 161, podem ser obtidas no site https://afubra.com.br/expoagro.html

*Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra - Jornalista Tiago Bald - [email protected]/(51) 99194-8872

www.emater.tche.br

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Instagram: @EmaterRS

tv.emater.tche.br

Comentários