Eventos

Exportação: Aprenda como encontrar compradores para sua safra ou produto em um mercado estrangeiro

Confira esse passo a passo para identificar possíveis compradores (importadores) e começar suas primeiras vendas internacionais


Que exportar é um excelente negócio todos nós sabemos, afinal vender a safra para um mercado estrangeiro e receber por ela em dólares ou euros faz muito bem para a saúde financeira dos produtores rurais.

Ocorre que, muitos produtores rurais têm deixado de vender seus produtos para mercados mundiais simplesmente por desconhecerem os caminhos necessários para acessar os compradores interessados (importadores). Este artigo foi elaborado para ajudar os interessados a encontrarem clientes e começarem a planejar as suas primeiras exportações.

Como descobrir futuros clientes e mercados - Nosso roteiro começa pela pesquisa de clientes/compradores para seu produto no mercado mundial, essa é uma etapa muito importante do planejamento, afinal conhecer quem são seus futuros clientes lhe trará detalhes do tipo de produto que desejam comprar, os hábitos de compra deste importador e o modelo de negócio que estão interessados em fazer.

De posse dessas e outras informações, ficará mais fácil decidir oferecer, ou não, o seu produto a estes possíveis clientes.

Para realizar essa e outras pesquisas é necessário utilizar a tecnologia a seu favor, existem muitas ferramentas gratuitas que estão à disposição de todos, sendo possível acessa-las diretamente do seu Smartphone. 

A ferramenta mapa de oportunidades para as exportações globais, criada pelo Governo Federal, está disponível pelo site da APEX/BRASIL, a  todos os interessados em fazer negócios no comércio exterior. A ferramenta é gratuita e apresenta oportunidades de negócio em mais de 100 países.

Ela realiza o cruzamento de dados de competitividade do Brasil e de demanda dos mercados internacionais,  através disso é possível identificar novas oportunidades para as exportações de produtos.
 
A pesquisa possibilita ainda encontrar negócios nos seguintes mercados: América do Sul América do Norte, África, América Central e Caribe, Ásia (Exclusive Oriente Médio), Europa, Oriente Médio e Oceania. Os interessados podem realizar a pesquisa por setor de Exportação: como Alimentos, Bebidas e Agronegócios, Máquinas e Equipamentos, entre outras.

Ofereça seus produtos em sites de venda extrangeiros - Se você já tem um produto para vender, uma excelente dica é seguir o exemplo de produtores que têm utilizado plataformas de venda na internet para comercializar sua safra ou produtos específicos. Se ainda não um produto, acessando as plataformas você terá acesso a dados de compra que lhe ajudarão a conhecer o mercado.

Existem diversos e-commerce e marketplaces dispostos a vender seus produtos para clientes interessados ao redor do mundo, e listamos alguns dos principais para facilitar sua pesquisa:

Amazon: Um dos maiores marketplaces do mundo, a gigante norte-americana oferece a possibilidade de vender seu produto em todo mundo.

Mercado Livre: Original da argentina, ele é o maior shopping online da América do Sul.

AliExpress: Shopping online chinês pertencente ao Alibaba Group, o AliExpress é especialista em comércio transfronteiriço.

Tem mercado para tudo na internet, os produtos podem ser fracionados em diversos tipos de embalagem, um exemplo é o café que pode ser encontrado em pequenas porções 250 gramas ou 500 gramas, 1 e 5 quilos. E ainda em sacas de 10, 30 e 50 quilos.

Além dos cafés especiais as plataformas de venda estão comercializando de tudo: queijos, doces, grãos especiais, defumados, embutidos, chocolate, mel, própolis, condimentos, temperos, castanhas, extratos de plantas, enfim, tudo o que se produz encontra um cliente na web.

As plataformas oferecem garantias de que o produtor vá receber os valores da venda, sendo depositados na conta bancária estipulada por ele, alguns dias após a confirmação de que a mercadoria chegou ao destino (comprador). Quanto à entrega os serviços mais utilizados são os do Exporta Fácil, oferecidos pelos Correios, que envia a sua mercadoria para o mundo todo.

Participar de feiras internacionais e rodadas de negócios - Outra forma de ter acesso a esses mercados e feiras é participar de feiras de negócio e promoção comercial, muitas delas acontecem aqui no Brasil. Essas feiras têm grande importância para o Comércio Exterior e trazem muitos benefícios aos participantes possibilitando um Networking Global e apresentando ótimas oportunidades de negócios e estabelecimento de parcerias no exterior.

Além disso, as feiras são excelentes locais para ter ideias de produtos inéditos ou ainda não lançados no mercado local e permitem ainda conhecer um pouco sobre os procedimentos burocráticos do país.

A APEX/Brasil realiza caravanas/missões com empreendedores brasileiros para feiras de negócio em todo mundo. A entidade disponibiliza o calendário de feiras de negócios internacionais que pode ser conferido clicando no site: https://apexbrasil.com.br/ e também - https://apexbrasil.com.br/br/pt/solucoes/legado/quero-exportar.html

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza caravanas levando produtores rurais brasileiros para feiras internacionais de negócios e também organiza rodadas de negócios que visam integrar os produtores rurais com compradores de diversos mercados.

Um exemplo disso é a rodada de negócios virtual do projeto Agro.BR para o setor de fruticultura e derivados, que possibilitou a realização de diversos negócios internacionais.
Essas reuniões virtuais são realizadas pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) também possibilita a participação de empreendedores brasileiros em diversas feiras de negócios internacionais.
Atualmente algumas feiras são realizadas de forma virtual, o que possibilita que exportadores encontrem interessados em seus produtos ou em produtos similares ao seu em países distantes sem a necessidade de investir valores financeiros em uma viagem internacional.

Na próxima semana falaremos sobre "a importância de adequar seu produto as regras comerciais do país estrageiro que deseja negociar."

Os artigos semanais da coluna Importação e Exportação são escritos por Emerson Luís de Mesquita Calcanhoto, advogado especialista em Direito Aduaneiro e Negócios Internacionais.

Os interessados podem tirar suas dúvidas e sugerir os assuntos que querem ver publicados na coluna Exportação e Importação pelo e-mail: [email protected] - Artigos e vídeos: https://www.linkedin.com/in/emersoncalcanhoto/

Comentários