Eventos

Fruit Attraction comemora 15ª edição. Brasil estará presente

A mais importante e a segunda maior feira de frutas da Europa reunirá mais de 90 mil potenciais clientes de 135 países, dentre eles o Brasil, que buscam as últimas tendências da indústria


Entre os dias 3 e 5 de outubro, em Madri, capital da Espanha, acontece a 15ª edição da Fruit Attraction, feira internacional de hortifrutis. A mais importante e a segunda maior feira de frutas da Europa reunirá mais de 90 mil potenciais clientes de 135 países - dentre eles o Brasil - que buscam as últimas tendências da indústria. Mais de 90% dos expositores da edição passada já confirmaram participação no evento,  que é organizado pela IFEMA MADRID - um consórcio formado pela Comunidade de Madri, a Câmara Municipal de Madri, a Câmara de Comércio e Indústria e a Fundação Montemadrid - e a Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas e Verduras (Fepex)

"A feira é instrumento fundamental para a internacionalização do setor e ponto de encontro dos profissionais que integram a cadeia de suprimentos. E tudo isso foi alcançado em apenas 15 anos, graças ao apoio de todo o setor. Conectamos ideias, negócios e pessoas; em suma, esses 15 anos de experiência podem ser resumidos no lema 'Crescendo juntos'", afirma Maria José Sánchez, diretora da Fruit Attraction. Em entrevista exclusiva para a Revista da Fruta, Sánchez deu mais detalhes sobre a feira  de 2023, a participação do Brasil e as perspectivas para o setor.

Revista da Fruta: Quais as novidades do evento nesta edição?  

Maria José Sánchez: Neste ano, a Fruit Attraction ocupará oito salas da IFEMA MADRID, com seis áreas de exposição. A de maior representatividade será, mais uma vez, a chamada Fresh Produce, que conta com uma variedade de produtos hortifrutícolas. Além da Industria Auxiliar, que reunirá toda a cadeia de valor do setor, e a Fresh Food Logistics, espaço para  logística, transporte e gestão frigorífica alimentar.

A feira aposta mais uma vez em soluções de transformação por meio da inovação, sustentabilidade e digitalização com a Smart Agro, área especializada em produtos inovadores que aplicam TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] no setor hortifrutícola, e a Biotech Attraction, espaço de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em genômica. O Ecorganic Market será um espaço de produtos orgânicos, que seguem ganhando força.

Também teremos áreas dedicadas à inovação e às notícias de negócios. Tudo isso acontecerá no The Innovation Hub e no Fruit Next e, claro, estamos novamente realizando o Innovation Hub Awards com três categorias. Mas, não podemos esquecer:  as verdadeiras novidades serão aquelas apresentadas pelos próprios expositores.

Revista da Fruta: Nesses 15 anos, qual área apresentou maior crescimento?

Maria José Sánchez: Tradicionalmente, o segmento de frescos tem maior representatividade na feira, com importância significativa na área de Indústria Auxiliar. Na edição de 2022, por exemplo, o Fresh Produce, espaço de exposição dos produtores e comerciantes de frutas e legumes, foi o que teve maior destaque, embora as áreas de Logística de Alimentos Frescos e Smart Agro também tenham chamado a atenção dos visitantes.

Revista da Fruta: Alguma cultura de hortifruti terá destaque nessa edição?

Maria José Sánchez: A alface será um dos produtos estrelas na área Fresh&Star, que começou em 2017, sempre com um protagonista diferente, e pretende incorporar ações específicas para promover a abertura de mercados e dar visibilidade às produtoras nacionais. Trabalharemos em diferentes atividades em torno da alface, a fim de aumentar a conscientização sobre suas características e as oportunidades a potenciais compradores.

Revista da Fruta: Como deve ser a participação do Brasil na feira?

Maria José Sánchez: O Brasil é muito importante para a Fruit Attraction, tanto com as empresas participantes, que são essenciais para o sucesso da feira, como dos profissionais visitantes. O país tem relevância na geração de oportunidades comerciais bilaterais no setor e será um dos países importadores convidados. Esta é uma ação que vai favorecer as relações comerciais entre os países da União Europeia e este mercado, contemplada por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B [negócios entre empresas].

A Fruit Attraction é uma excelente plataforma para o setor hortifrutícola brasileiro devido ao posicionamento da Espanha, por sua localização estratégica como porta de entrada e saída da Europa e de outros grandes mercados.

Revista da Fruta: O que falta para o setor ser mais competitivo nos próximos 5, 10 e 15 anos?

Maria José Sánchez: O setor de frutas e hortaliças é essencial. É estratégico para o crescimento econômico e o desenvolvimento social e de vital importância para mantermos nossa posição no mercado, que enfrenta forte concorrência de outros países.

No futuro, uma série de desafios estratégicos se colocam, como os novos desenvolvimentos regulatórios, a transição verde, o aumento de custos e a crescente globalização do mercado. Não há dúvida de que a melhoria da competitividade é essencial e isso acontece quando apostamos na inovação, pesquisa e tecnologia. Temos um setor hortifrutícola pioneiro, em que a inovação é uma constante que nos permite avançar e manter a liderança em termos de competitividade nos mercados internacionais, bem como no conjunto de desafios ambientais e sociais a se enfrentar.

São inúmeras as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias ao setor de frutas e hortaliças. Portanto, é necessário continuar aprofundando a incorporação de novas tecnologias em todas as fases do processo de produção e comercialização. E é fundamental disponibilizar ao setor instrumentos que as promovam. Por isso, a Fruit Attraction 2023 reunirá áreas de soluções e serviços relacionadas com a inovação no setor agrícola.

A Embaixada do Brasil recebe a apresentação da edição de 2023 por ocasião de sua participação

como País Importador Destaque, ao lado do Canadá e dos Estados Unidos

Fruit Attraction regista 80% de ocupação cinco meses após a celebração do seu 15º aniversário/A Feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX que decorrerá de 3 a 5 de Outubro na capital espanhola, consolida a sua liderança com 1.800 empresas de 55 países, mais de 58.000 m2 de oferta hortofrutícola e uma previsão de presença de 90.000 profissionais de 130 países . A Andaluzia desempenhará um papel de destaque como a Fruit Attraction 2023 Guest Region.

A Fruit Attraction , organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX, celebrará seu 15º aniversário de 3 a 5 de outubro . A feira registra uma ocupação de 80% cinco meses após o início , conforme afirmou hoje sua diretora, María José Sánchez , na apresentação da edição de 2023, que aconteceu na Embaixada do Brasil por ocasião de sua participação como País Importador em destaque . No qual também intervieram Jorge F. Brotóns , presidente da FEPEX, e Orlando Leite Ribeiro , embaixador do Brasil na Espanha.

Até ao momento, a área expositiva premiada ascendeu a 46.602 m2, o que representa um aumento de 8% face à mesma data do ano anterior. Com tudo isto, as previsões para a próxima edição são optimistas com números de participação que ascendem a 1.800 empresas de 55 países, mais de 58.000 m2 de abastecimento de hortofrutícolas e uma previsão de presença de 90.000 profissionais de 130 países.

Hoje, a feira confirmou a participação de praticamente todas as áreas produtivas e Comunidades Autônomas da Espanha, bem como a participação internacional de 45 países , o que demonstra o firme compromisso do setor como um todo com o projeto nesta nova edição. A feira.

A Fruit Attraction 2023 ocupará oito pavilhões do recinto de feiras IFEMA MADRID -3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10-, transformando a cidade no epicentro mundial da comercialização de produtos frescos, com inovação, qualidade e diversidade como os principais atributos deste grande centro de negócios reconhecido por operadoras e lojistas de todo o mundo e imprescindível para o planejamento de suas campanhas em um momento chave , como o mês de outubro.

Andaluzia, atração de frutas da região convidada 2023 - Como Região Convidada da Atração da Fruta 2023, a Andaluzia ganhará um papel de destaque e visibilidade estratégica para a promoção a todo o mundo da riqueza hortofrutícola das suas províncias e da extraordinária qualidade das suas produções.

Áreas específicas - Sob o lema "Crescendo juntos!", o maior evento comercial do setor será organizado em seis áreas de exposição. A que terá maior representatividade será uma vez mais a Fresh Produce , com toda a variedade de produtos hortofrutícolas, a que se junta a Industria Auxiliar , que reúne toda a cadeia de valor do sector, e a Fresh Food Logistics , o espaço ao nível serviço de logística, transporte e gestão da cadeia de frio alimentar.

Além disso, a Fruit Attraction volta a apostar em soluções de transformação através da inovação, sustentabilidade e digitalização com a Smart Agro , área especializada em produtos inovadores que aplicam as TIC ao setor hortofrutícola, e a Biotech Attraction, espaço especializado em Investigação e desenvolvimento tecnológico em genômica vegetal. Mais uma vez reforça o Ecorganic Market, o espaço exclusivo para comercialização e exportação de produtos orgânicos continua ganhando força. Além disso, a alface se destaca como o produto estrela da Fruit Attraction 2023.

Em 2023, a feira continuará implementando iniciativas voltadas para a promoção de vendas, promoção, desenvolvimento e crescimento das empresas expositoras. Nesse sentido, o poderoso Programa de Compradores Internacionais se une mais uma vez à iniciativa dos Países Importadores em Destaque , tendo Brasil, Canadá e Estados Unidos como protagonistas. Uma ação que vai favorecer as relações comerciais entre os países da União Europeia e estes mercados extracomunitários, contemplada por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira, sessões B2B.

Mais uma vez, The Innovation Hub e Fruit Next serão os espaços dedicados à inovação e notícias de negócios do setor. Nesta área, a Fruit Attraction voltará a acolher os Innovation Hub Awards , que se assumem como um evento fundamental para apoiar a aposta empresarial do setor.

Também voltará a ser um centro de conhecimento nos Fóruns com uma programação completa de conferências técnicas composta por sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos , bem como pelo alto nível dos participantes e palestrantes .

E o espaço gastronómico dentro da Fruit Attraction, Chef Factory , vai regressar com atrativas demonstrações e showcookings. A Cenário único de promoção dos produtores de hortas junto do canal internacional para sublinhar a qualidade e excelência destes alimentos, bem como as infinitas possibilidades de consumo que oferecem no canal Horeca.

 

Comments