Eventos

Frusul 2024 em Chapecó já tem data para realização

De 21 a 23 de maio e reunirá cadeia da Fruticultura no Oeste catarinense


O Frusul foi idealizado para proporcionar ao público (pesquisadores, estudantes, agricultores e participantes da cadeia de produção de frutas) um espaço de discussão e aprimoramento em assuntos relacionados à fruticultura praticada na região Sul do Brasil. O 3º Frusul contemplará os diversos temas dentro dos cultivos de videira, citros, abacateiro, fruticultura temperada e subtropical, abordando mercado, produção de mudas, nutrição e fitossanidade. Além de assistir palestras proferidas por especialistas, os participantes terão oportunidade de publicar e apresentar trabalhos científicos, tanto na forma de pôsteres digitais, como apresentações orais.

A temática proposta para esta edição é: "Fruticultura sustentável multidisciplinar". O evento tem como público alvo agricultores, empresários, estudantes (ensino técnico, graduação e pós-graduação), profissionais da extensão rural, pesquisadores e professores. Os palestrantes do evento serão pesquisadores e/ou professores de instituições de ciência e tecnologia, tanto nacionais como internacionais, com notável conhecimento temático. Complementando a programação, haverá três momentos com a apresentação de casos de sucessos, proferidas por agricultores com trajetória de sucesso na fruticultura. Paralelamente também será ofertada a oportunidade de apresentações de trabalhos científicos selecionados. As instituições envolvidas na organização, realização e promoção do evento são: Epagri, UFFS, UTFPR, Cesurg, UNOESC, Unochapecó, Acacitros, Aeagro, Pollen Parque Científico e Tecnológico, Prefeitura Municipal de Chapecó (PMC).

Objetivo Geral - Contribuir para o fortalecimento e difusão da fruticultura na região sul do Brasil, trazendo experiências nacionais e internacionais, através da realização da terceira edição do FRUSUL - Simpósio de Fruticultura da Região Sul.

Objetivos Específicos - Apresentar casos de sucesso na fruticultura como forma de estímulo a novos empreendimentos.

- Levar ao público alvo as tecnologias e informações sobre fruticultura, trazidas por especialistas de diversos temas, que possam ser utilizadas na inovação dos sistemas de produção de frutas da região Sul, tornando-os mais sustentáveis.

- Promover a difusão e a discussão dos resultados da pesquisa científica em fruticultura.

  • Promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com o estímulo da participação de agricultores, estudantes e profissionais do setor. Histórico e Temática do Evento - O FRUSUL, Simpósio de Fruticultura da Região Sul, surgiu da necessidade de uma abordagem técnica e científica da fruticultura, que busca além da difusão de pesquisa e tecnologia, ser um instrumento de fomento à fruticultura na região Sul.

O primeiro FRUSUL, realizado em 28 e 29 de junho de 2017, reuniu 300 participantes, recebeu 99 resumos de trabalhos científicos de diversas regiões dos três estados do Sul, superando a meta de público e alcançando grande repercussão na região proposta, trouxe palestrantes de renome nacional e também internacional, como: Danilo Cabrera (INIA - Uruguai), Newton Alex Mayer (Embrapa), Fábio Laner Lenk (IF-SP), Lari Maroli (Emater - PR), Vinicius Caliari (Epagri), Pedro Maranha Peche (UFLA), Ana Cristina Richter Krolow (Embrapa), Sérgio Miguel Mazaro (UTFPR), Janaína Pereira (Epagri), Hamilton Humberto Ramos (IAC), Camilo Lázaro Medina (GCONCI), Fernanda Varela Nascimento (UFRGS).

A realização do 2º FRUSUL foi em 29 e 30 de maio de 2019, e reuniu 383 participantes, recebeu 137 resumos de trabalhos científicos de diversas regiões brasileiras, tanto dos estados do Sul, como de São Paulo e Mato Grosso do Sul, superando a meta de público e alcançando grande repercussão. As palestras foram ministradas por palestrantes de suma relevância nacional e internacional, tais como: Dr. Manuel Malfeito Ferreira (Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Portugal); Lucia Guidi (Università di Pisa, UNIPI, Itália); Prof. Dr. Abel Rebouças São José (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus de Vitória da Conquista - BA); Alexandre Mess (Cidasc); Dra. Laura Maria Molina Meletti (Instituto Agronômico de Campinas-SP - IAC); Dr. Ronaldo Hissayuki Hojo (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-PR); Dr. Rui Pereira Leite (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-PR); Dr. Sandro Daniel Nornberg (Partamon, Pelotas-RS). Os anais das edições anteriores do FRUSUL, contendo os resumos dos trabalhos enviados, estão disponíveis para consulta no link: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/FRUSUL/issue/archive.

A meta do 3º FRUSUL ocorreu entre 28 e 30 de Junho de 2022, cujo planejamento e organização foi realizado com sucesso, sendo que o evento já é aguardado dentro do calendário de eventos técnicos científicos do setor.

A cidade sede do FRUSUL, Chapecó, é um pólo macrorregional de educação superior e tecnológica, comporta 10 cursos de Agronomia em seu entorno, o que assegura importante público de profissionais e estudantes para o evento, além de agricultores. A rede de instituições que apoiam e organizam o evento permite a mobilização dos diferentes atores da cadeia produtiva, a qualidade e permeabilidade do evento nos diferentes setores interligados, permitindo o acesso a informações que podem aprimorar conhecimentos e mobilizar novos atores, pesquisadores, profissionais e agricultores a comprometer-se com a produção de frutas.

O evento é uma vitrine para a cidade de Chapecó, a Região Sul, e ao Brasil, tanto para empresas quanto instituições interligadas ao setor agrícola, principalmente o de produção e consumo de frutas.

Mais www.frusul.com.br - Fone: (49) 2049-7526 

 

Comentários